O projeto Moradia Semente Eco Sustentável, desenvolvido pela TETO Brasil, organização não governamental que tem atuado no Brasil há 15 anos, construiu a primeira casa sustentável em uma comunidade de São Paulo foi erguida em apenas 15 horas na Região Metropolitana! Feita com blocos de plástico reciclado, a casa sustentável busca melhorar a qualidade de vida em comunidades com situações precárias.
A habitação desenvolvida entre a organização, juntamente com as empresas Fuplastic, Amanco Wavin e a ONG Biosaneamento, possui uma notável capacidade de remover duas toneladas de resíduos do meio ambiente através do uso dos blocos de plástico reciclado. Dessa forma, a casa piloto representa o primeiro passo de um plano planejado de construir 1.000 moradias em conjunto entre os parceiros em todo o país.
Casa sustentável
A casa, concebida com o objetivo de atender famílias em situação de extrema vulnerabilidade, substitui barracos de lona e madeirite. Essas casas, em parceria com a Esquadrisul, oferecem um espaço para três cômodos, incluindo banheiro, instalações hidráulicas e elétricas.
Além das paredes construídas com blocos de plástico reciclado, o telhado da casa é feito de materiais como caixinhas de leite, suco e creme dental. Outras soluções ecologicamente conscientes, como a captação de água da chuva, bem como o uso de placas de energia solar estão presentes na casa.
De acordo com Lucas Borges, gestor da TETO em São Paulo: “O que é especialmente importante, já que as favelas são os locais mais atingidos pelos efeitos da crise climática, como as inundações e as fortes chuvas”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Pesquisadores desenvolvem bioplástico feito a partir de spirulina
NY lança campanha para promover uma alimentação saudável
6 marcas de cosméticos veganos de alta performance
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação TETO Brasil