A Chinova Bioworks, startup canadense, lançou um clarificante feito de cogumelos que substitui os de origem animal, como a cola de peixe (Isinglass) e a gelatina, bem como outros agentes clarificantes sintéticos. O produto se chama Mycobrio™, sendo uma opção vegana para utilizar na indústria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. 

Para ter uma ideia, vinhos e cervejas podem utilizar a cola de peixe e a gelatina para clarear a bebida. Outros elementos de origem animal que podem estar presentes nas bebidas alcoólicas são a albumina (derivada de ovos) e a caseína (proteína do leite). 

O clarificante feito de cogumelos

O produto é uma fibra de extrato natural derivado de hastes de cogumelos brancos, caracterizado como clean label e kosher – segue as regras do Torá, livro sagrado judaico – ainda, utiliza ingredientes orgânicos e não é transgênico. 

O elemento serve tanto como clarificante quanto para oferecer uma proteção de amplo aspecto contra a deterioração de levedura, mofo e bactérias no mercado de bebidas alcoólicas e água com gás. 

“O Mycobrio™ é um divisor de águas para cervejeiros e vinicultores. Ele pode reduzir ou eliminar processos de resfriamento, filtração e centrifugação, o que economizará custos significativos de produção das marcas e aumentará sua eficiência energética. Não há necessidade dos operadores fazerem soluções de estoque, pré-dissolverem ou esperarem ao usar o Mycrobrio™. É uma solução pronta para usar que realmente mudará o jogo para cervejeiros que procuram opções de colagem sustentáveis ​​e naturais”, comentou David Brown em um comunicado, co-fundador e diretor de operações da Chinova Bioworks. 

O lançamento ocorre após a empresa ter levantado US$ 6 milhões em uma rodada da Série A, realizada em junho, que foi liderada por DSM Venturing e Rhapsody Venture Partners. Na época, a empresa anunciou que o capital seria destinado para o aumento da equipe, criação de novos produtos e expansão de fabricação na Ilha do Príncipe Eduardo, província canadense. 

Sobre a Chinova Bioworks 

A empresa foi fundada por David Brown, Natasha Dhayagude e Tanzina Huq, iniciando suas atividades em 2016. Conforme mencionado pela empresa, sua missão é utilizar a natureza para proteger e reduzir o desperdício de alimentos. 

“[…] Com os consumidores que exigem formulações de bebidas que incluam ingredientes naturais e saudáveis ​​no espaço alcoólico, é o momento perfeito para os fabricantes trocarem os tradicionais agentes de colagem de origem animal por alternativas como Mycobrio™, destacou Natasha Dhayagude, CEO e co-fundadora da Chinova Bioworks. 

Além do agente clarificante, a empresa também tem em seu portfólio o Chiber™ – fibra derivada das hastes de cogumelos brancos – que serve para aprimorar o prazo de validade dos produtos, melhorando a qualidade e o frescor, além de auxiliar a reduzir o desperdício de alimentos. O item vegano pode ser utilizado em bebidas, laticínios e carne plant-based, entre outros.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

3 marcas de vinhos veganos para você conhecer e se deliciar

5 alimentos que parecem veganos, mas podem não ser

7 marcas de macarrão vegano para você conhecer

*Imagem de capa: Reprodução Chinova Bioworks / via Facebook @chinovabioworks

Por Amanda Stucchi em 18 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores