Recentemente a empresa britânica especializada em bioprocessamento, CellRev, fechou um acordo com a renomada Saint-Gobain Life Sciences (SGLS), líder global no segmento de soluções de gestão de fluidos. O objetivo desse acordo é estabelecer um processo inovador na indústria para o rejuvenescimento de meios celulares, voltado para desenvolvedores e fabricantes de produtos celulares.
Por meio dessa colaboração, ambas as empresas irão aplicar seus conhecimentos especializados para conceber e criar uma solução inovadora. Essa solução tem o propósito de reciclar meios celulares, promovendo a redução do desperdício e dos custos associados ao cultivo de produtos baseados em células.
Meios celulares
Os meios de cultivo celular representam um elemento indispensável, porém dispensável, no contexto da cultura celular. À medida que o mercado de carne cultivada continua a se expandir, é necessário reduzir os custos e o desperdício. Dessa forma, é de suma importância para viabilizar a produção de itens a preços mais acessíveis. Um exemplo recente é o lançamento de frango cultivado da UPSIDE Foods no restaurante Bar Crenn, no valor de US$ 150.
De acordo com Narendar Yeshwanth, vice-presidente de P&D e inovação da Saint-Gobain Life Sciences: “Esperamos desenvolver soluções econômicas que reduzam os meios de alto custo usados atualmente no bioprocessamento. Nossa colaboração com a equipe CellRev ajudará a fornecer uma solução sustentável que impactará vários mercados.”
Soluções sustentáveis
Conforme comunicado, a empresa CellRev desempenhará um papel fundamental no avanço de um método destinado à eliminação de toxinas e metabólitos, promovendo revitalizar o meio celular para sua recirculação tão eficaz quanto possível. A SGLS assumirá a responsabilidade pela concepção, estabelecimento e produção dos componentes do sistema de fluidos, encarregado de bombear e recircular o meio celular reciclado.
A CellRev declara que o procedimento de rejuvenescimento dos meios celulares funciona em conjunto com sua plataforma de processamento celular, com reduções significativas de custos. A abordagem contínua do CellRev possibilita o crescimento, separação e coleta contínua de células aderentes. Esta plataforma oferece um fluxo contínuo desde a fase de pesquisa até a chegada ao mercado, garantindo automação, controle e estabilidade superiores quando comparadas às tecnologias já existentes, como explica a empresa.
O projeto abrange várias etapas de desenvolvimento antes de chegar ao mercado! Contudo, ambas as empresas afirmam que têm uma expectativa de concluir o desenvolvimento do produto até o ano de 2024.
De acordo com Chris Green, CEO da CellRev: “A CellRev está focada em revolucionar o cultivo de células, tornando-o mais sustentável, ao mesmo tempo em que reduz os custos e reduz o desperdício no processo. Nossa inovadora plataforma de processamento contínuo de células já está atendendo à necessidade de bioprocessamento e, por meio deste JDA com a SGLS, podemos começar a lidar com o desperdício de mídia para reduzir ainda mais o custo do produto.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Xuxa se torna sócia da Bloom fast-food vegano
Nova Zelândia se torna o primeiro país a proibir sacolas plásticas
Bioleather: inovação de couro vegano feito com pele de tomate
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Cell AgriTech