A Bioleather, empresa indiana, reconhecida por sua inovação e compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar animal, lançou o couro vegano feito com pele de tomate! O produto oferece uma alternativa biodegradável, livre de plásticos e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.
Fundada em 2019, a Bioleather já lançou três alternativas ao couro animal, incluindo seu biocouro original feito de micróbios e corantes naturais, bem como uma opção com acabamento de couro exótico.
Couro vegano feito com pele de tomate
Como parte de seus esforços para promover a sustentabilidade na indústria têxtil, eles recentemente lançaram a exclusiva “Tomato Composite”, uma pele vegana e biodegradável que amplia ainda mais suas opções amigas do ambiente.
“O biocouro derivado do tomate representa uma inovação transformadora que aborda de forma eficaz o impacto ambiental associado à produção convencional de couro”, informa a equipe da Bioleather em um comunicado divulgado pela empresa. Este novo tecido, obtido através de micróbios, oferece uma solução que é robusta, durável e confortável. Sua fabricação exige apenas uma fração mínima de terra, água e energia em comparação com o processo de obtenção de couro animal. Por meio da produção de um novo material à base de micróbios, buscamos oferecer uma alternativa que permita às pessoas desfrutarem do couro sem comprometer o bem-estar do planeta que todos amamos.”
A Bioleather reconhece que várias indústrias têm deixado um impacto negativo no ambiente devido ao uso de peles de animais e imitações de pele. A escassez de alternativas sustentáveis para atender à crescente demanda também é um desafio. Foi nesse contexto que a empresa desenvolveu o couro de tomate, biomaterial inovador feito à base de tomate, que se decompõe naturalmente.
A equipe da Bioleather compartilha uma visão clara de criar soluções sustentáveis e fomentar práticas éticas ao longo das cadeias de valor do setor.
Bioleather
O novo couro vegano desenvolvido pela Bioleather, é considerado uma inovação vegana, ecológica e hipoalergênica. Completamente biodegradável e isento de agentes químicos poluentes, como PU e PVC, este material se destaca por suas qualidades. Sua durabilidade, textura macia, capacidade de respiração, ampla variedade de cores, bem como em acabamentos fazem dele uma alternativa altamente confiável ao couro animal.
A Bioleather adota um processo patenteado para criar este material. O procedimento começa com a extração do licopeno, componente crucial presente nas cascas de tomate. Esse elemento é então combinado com outros materiais de origem vegetal, em uma mistura que consiste em 50% algodão, 30% de matéria orgânica derivada do tomate e sua planta, além de 20% de um biopolímero 100% biodegradável. Essa composição resulta em um produto flexível, resistente e ecologicamente consciente que possibilita diversas aplicações.
De acordo com a empresa: “O Bioleather é fabricado através de um processo patenteado que consiste na extração de fibras de celulose de resíduos de plantas de tomateiro”, para a sua posterior transformação “num material flexível, durável e biodegradável que pode ser utilizado no fabrico de uma vasta gama de produtos”.
O produto oferece uma solução inovadora que pode ajudar a reduzir a pegada de carbono das indústrias da moda, assim como a têxtil.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Veganuary fecha parceria com empresas brasileiras para baratear alimentos veganos
Nova Zelândia se torna o primeiro país a proibir sacolas plásticas
Verduras fortalecem o sistema imunológico e promovem longevidade
Imagem ilustrativa de capa: Pexels