A Veganuary, ONG inglesa que promove a alimentação à base de plantas, está fechando parceria com empresas brasileiras com o intuito de tornar diversos alimentos veganos mais baratos. A iniciativa começará no dia 22 de agosto, quando a organização lança a campanha “Semana Sem Leite Animal”, em celebração ao Dia Mundial do Leite Vegetal.

A iniciativa já começa em grande estilo no nosso país, com sete marcas reconhecidas no mercado: Viveg, Plant Choice, Queijos da Terra, Happig, Atlantikos, Chocolife e Natural Mente Veg. Essas marcas oferecerão descontos de 10% a 15% dos dias 22 a 29 de agosto, e algumas delas estenderão o prazo até novembro. Para ver os detalhes de cada oferta, acesse aqui!

Alimentos veganos

De acordo com Bruna Pesci, fundadora Natural Mente Veg: “Esperamos fortalecer a mensagem coletiva de escolhas alimentares mais conscientes e respeitosas. Acreditamos que a união de esforços das empresas aumenta a visibilidade dos produtos e ajuda a criar uma mudança positiva mais significativa na indústria alimentícia. Ao colaborar com outras empresas alinhadas com nossos valores, podemos inspirar mais pessoas a considerar alternativas veganas, promovendo um estilo de vida mais saudável e sustentável”.

Em toda a gama de produtos com desconto, você encontrará leites vegetais, iogurtes, queijos artesanais especiais, sorvetes, chocolates e outras alternativas aos laticínios.

Essas empresas estão atentas ao crescimento do mercado, o que as tem impulsionado a expansão, como é o caso da Plant Choice. “Acreditamos que esse movimento tem tomado mais força no Brasil e nossa proposta é trazer produtos que contribuam para essa mudança”, comenta Carolina Itoda, coordenadora de P&D da empresa.

A Atlantikos projeta faturar 150% a mais do que em 2022, além de fechar o ano com 400 marcas em sua plataforma. “Nosso objetivo é contribuir com pessoas já veganas mas principalmente atingir aqueles que ainda não consomem produtos veganos”, disse Raphael Carvalho, CEO do ecommerce.

As empresas estão confiantes para o aumento de alimentos veganos nas prateleiras dos supermercados, a melhoria consistente no sabor e na qualidade das marcas veganas. “O estigma de que comida vegana é apenas salada e natureza foi superado. Hoje, nosso hambúrguer é servido em dezenas de estabelecimentos e faz parte de centenas de pratos mensais”, compartilha Kamila Feldenheimer, fundadora da loja Happig.

Semana Sem Leite Animal

A campanha busca destacar o verdadeiro custo do consumo de produtos derivados de animais, com um foco na criação de gado leiteiro e seus impactos. Já se sabe que a produção animal, contribui em torno de 14% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano globalmente. Além disso, aproximadamente 65% de todas as emissões provenientes da pecuária são atribuíveis às vagas.

Segundo Fernanda Morena, diretora da Veganuary no Brasil, este momento é importante, pois mostra que a participação de todos é crucial para preservar o planeta. “Empresas, comunidades urbanas, entidades governamentais e individuais todos possuem um papel a cumprir e uma responsabilidade a assumir, seja através da criação de soluções, adoção de ações cotidianas, questionamento de sistemas adotados ou promoção de campanhas que auxiliem as pessoas na adoção de uma alimentação saudável e compassiva, baseada em ingredientes vegetais.”

Sobram razões para explorar uma dieta baseada em plantas, uma vez que tal abordagem alimentar oferece uma solução para um problema que afeta mais da metade da população brasileira: a intolerância à lactose. Conforme um estudo recente intitulado “Perfil Genético do Brasileiro em Saúde e Bem-Estar”, que analisou mais de 200 mil amostras de DNA de várias regiões do país e foi divulgado pelo laboratório Genera em abril deste ano, 51% dos brasileiros têm potencial para desenvolver intolerância ao açúcar do leite.

Veganuary

No marco de sua década de existência, a Veganuary prossegue com sua missão de expandir por um mundo mais equitativo e saudável globalmente. Uma organização não governamental, que chegou ao Brasil em 2021, contando com Xuxa como embaixadora, angariou um crescente apoio de uma comunidade em constante crescimento. Além disso, recebeu o respaldo de notáveis defensores do veganismo que também se tornaram embaixadores da causa, como Luisa Mell, Derrick Green e Hana Khalil.

Embora seja uma novidade no cenário brasileiro, a colaboração com empresas que buscam descontos em produtos veganos já se solidificou em diversos países pelo mundo, inclusive em nossos vizinhos da América Latina, como Argentina e Chile. Nesses países, marcas como Starbucks, Jumbo, Domino’s Pizza, Lidl, Walmart e NotCo, têm desempenhado um papel ativo nas campanhas veganas promovidas pela Veganuary.

A perspectiva é de que esse progresso possa ser replicado no Brasil, mediante a adição de novas marcas e parcerias. Buscando assim, incentivar a jornada daqueles que estão interessados em experimentar alimentos veganos.

Acesse a site, aproveite os descontos exclusivos e um minilivro de receitas veganas ricas em cálcio!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Verduras fortalecem o sistema imunológico e promovem longevidade

Dia do pão de queijo: conheça 6 marcas com opções veganas!

Proteínas alternativas devem representar 50% da produção da Ásia até 2060

Imagem ilustrativa de capa: Site Veganuary

Por Ana Cristina Gomes em 18 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores