A Catchfree, uma startup de tecnologia alimentar que surgiu do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH), está desenvolvendo frutos do mar plant-based ricos em nutrientes e sustentáveis, começando por uma alternativa ao camarão feita de microalgas.
Utilizando um processo exclusivo, o camarão plant-based combina microalgas e outras proteínas vegetais para reproduzir o sabor, a textura e o valor nutricional do camarão tradicional. Isso foi possível graças ao crescente uso de microalgas não pigmentadas, que são uma fonte rica de proteínas e ácidos graxos, sem cores ou sabores indesejados. Para dar a cor autêntica de camarão, a Catchfree utiliza páprica, evitando aditivos artificiais.
A Catchfree foi fundada pelos cientistas de alimentos Lukas Böcker e Severin Eder com o objetivo de enfrentar problemas como a pesca excessiva e os impactos ambientais da aquicultura.
“Nós estamos focados em frutos do mar porque soluções melhores para peixe plant-based já foram desenvolvidas, e esse mercado está mais avançado”, explicou Eder em um artigo publicado pelo ETH Zurich em 2022.
Nutritivo e sustentável
O camarão plant-based foi recentemente exibido na Berlin Food Week e começou a ser servido em Zurique no ano passado, através de uma parceria com o restaurante indiano Taj Palace. Os clientes podem pedir pratos como curry e bolinhos que utilizam essa alternativa ao camarão via Uber Eats.
Além disso, a Catchfree desenvolveu um hambúrguer de peixe, que estreou no restaurante Brauwerk, na cidade suíça de St. Gallen, entre 15 e 24 de agosto. A empresa também planeja lançar alternativas para outros tipos de frutos do mar no futuro.
Um estudo publicado em dezembro passado mostrou que proteínas derivadas de algas podem ser uma alternativa sustentável às proteínas animais, ajudando na manutenção e construção de músculos. Além disso, uma pesquisa em Singapura revelou que os consumidores têm uma percepção positiva de alimentos à base de microalgas, considerando-os inovadores, sustentáveis e nutritivos.
“Nossos frutos do mar saudáveis e saborosos estão mudando o jogo em relação aos impactos negativos da produção tradicional de frutos do mar”, afirma a Catchfree em seu site. “Feitos apenas com ingredientes naturais, estamos criando frutos do mar de origem vegetal sem prejudicar a natureza.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
MeliBio recebe investimento para transformar a indústria do mel
GOB e Ecovative lançam protetores auriculares compostáveis de micélio
O crescimento do mercado plant-based global e seu impacto no Brasil
Compartilhe: