A chocolateria suíça Lindt fez parceria com a ChoViva, uma marca de chocolate sem cacau pertencente à Planet A Foods da Alemanha, para lançar uma barra de chocolate vegano de edição limitada.
Parte da linha HELLO da Lindt, a barra de Avelãs Macias e Cremosas apresenta um recheio de avelã, creme de aveia e biscoito de aveia contendo o chocolate sem cacau da ChoViva. A camada externa é feita com o chocolate regular sem laticínios da Lindt.
Local e sustentável
O chocolate da ChoViva é feito de aveia e sementes de girassol, que podem ser cultivadas localmente na Alemanha. Os ingredientes passam por um processo especial de fabricação semelhante à fermentação para adquirir um sabor de chocolate. Após serem torrados e moídos, são combinados com gorduras vegetais sustentáveis, açúcar e leite em pó ou farinha de aveia. Segundo a ChoViva, a aveia proporciona um sabor naturalmente doce, reduzindo a quantidade de açúcar necessária em até 30%.
Diz-se que a ChoViva é muito mais sustentável do que o chocolate convencional, gerando até 90% menos emissões de carbono e usando até 94% menos água. Além disso, o produto evita outros problemas associados à produção de cacau, como desmatamento e escravidão.
A marca se junta a um número crescente de empresas em todo o mundo que desenvolvem alternativas de chocolate sem cacau, incluindo a WNWN do Reino Unido e a Foreverland da Itália.
Plant-based pela Lindt
A Lindt tem expandido constantemente sua linha de chocolate plant-based nos últimos anos e lançou novas versões à base de leite de aveia de seus populares trufas LINDOR nos EUA em setembro. No Reino Unido, a marca oferece barras à base de plantas nos sabores Clássico, Avelã e Caramelo com Sal Marinho. Uma gama similar está disponível na Europa continental, juntamente com produtos sazonais como o HELLO Coelhinho Vegan, os Ovos Veganos Cremosos de Avelã HELLO e o Papai Noel Vegan HELLO.
Lançando em 4 de janeiro, a nova barra de Avelãs Macias e Cremosas estará disponível exclusivamente no site alemão da Lindt, com apenas 1.000 unidades disponíveis.
Leia também:
Spirulina e chlorella surgem como alternativas eficazes às proteínas da carne animal
Licores plant-based para um Feliz Natal vegano
5 vegetais campeões em resíduos de agrotóxicos