O que o futuro reserva para a carne plant-based? Esta é uma pergunta complexa que a indústria alimentícia está correndo para responder.

No seu mais recente podcast New Food Hub, Gemma Tadman, da ProVeg International, explora o espaço da carne plant-based com Andy Shovel, co-fundador da THIS.

Na breve entrevista, eles discutem o mercado em evolução da carne plant-based, bem como os desafios e oportunidades que o acompanham.

Reproduzindo a experiência da carne

Durante o podcast, Tadman pergunta a Shovel sobre fatores cruciais para atrair consumidores flexitarianos para os produtos de carne plant-based. Shovel explica que é imperativo que produtos destinados a replicar carnes de origem animal imitem o sabor, a textura e o aroma desses produtos.

Então, como a THIS garante que seus produtos alcancem isso?

“Nós focamos muito em P&D desde que lançamos a empresa,” diz Shovel, “ou mesmo antes disso, para ser honesto, quando era apenas eu e o Pete.”

“É um pouco clichê,” continua Shovel, “mas somos construídos de maneira diferente como empresa em relação à maioria das marcas na indústria de base vegetal porque temos uma equipe de ciência e P&D interna em tempo integral. No momento, são cerca de 20 cientistas trabalhando em formulações e avanços na comida plant-based.”

Apesar dos custos, a THIS sentiu que um centro interno de P&D era vital para criar produtos de alta qualidade que correspondessem (e superassem) a experiência de produtos de origem animal.

“Se você está produzindo alternativas de carne,” diz Shovel, “e é uma aproximação ruim que não proporciona às pessoas a mesma experiência de sabor e prazer, simplesmente não vale a pena fazer isso porque você prejudica a categoria mais do que a ajuda.”

Olhando para o futuro

No entanto, ao falar sobre o futuro, Shovel sugere que as proteínas plant-based tomarão uma direção nova e emocionante. “No futuro, vamos expandir e não apenas produzir produtos que imitam carne,” diz Shovel. “Queremos produzir produtos ultra saudáveis não processados, à base de alimentos integrais, que sejam proteínas principais, mas não necessariamente imitem um animal.”

Uma nova categoria plant-based? Uma possibilidade empolgante!

Ouça o podcast completo no New Food Hub para saber mais sobre navegar no espaço de proteínas alternativas, incluindo as narrativas negativas que circulam no mercado. Entre em contato com a ProVeg para obter suporte na sua estratégia de proteínas alternativas através do e-mail [email protected].

Leia também:

THIS faz parceria com BrewDog para as primeiras asas de frango veganas com pele da Europa

Mercado de ingredientes de carne cultivada verá “transformação” nos próximos anos

Hard Rock Cafe Brasil oferece menu especial para o Janeiro Vegano

Por Vitor Di Renzo em 3 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores