A Blue Farm, levanta € 3 milhões em rodada pré-seed para investir em seus produtos de bebida de aveia em pó.

A rodada foi liderada pela Zintinus Capital do ex-CEO da Metro Olaf Koch e pelo escritório familiar da cervejaria Flensburg HGDF.

Fundada no início do ano passado, a startup que tem Berlim, afirmou que vendeu produtos o suficiente para criar mais de 750.000 litros de bebida de aveia.

Sobre a rodada, a empresa declarou que está “reconstruindo radicalmente o leite” através de seus produtos em pó plant-based, que incluem bases de aveia e bases de aveia com leite. 

Segundo a startup: “Ao eliminar a água e vender apenas a base vegetal fermentada, reduzimos significativamente a pegada do leite de aveia. Estamos aptos a entregar 8L de leite vegetal, sem aditivos, diretamente na caixa postal do consumidor”.

Leite de aveia e o mercado

O leite de aveia se tornou o mais recente fenômeno alimentar e o mercado de leite de aveia tem agora uma incrível ascensão mundial. Com oferta ainda escassa, mais consumidores procuram uma alternativa livre de produtos lácteos e encontram nas bebidas vegetais a solução ideal.

Simultaneamente à crescente aversão a laticínios houve uma verdadeira obsessão com leite de aveia. Embalagens cheias de bebidas vegetais estão ocupando espaço no corredor de laticínios. Da mesma forma, os baristas de todo o mundo estão sugerindo leite de aveia para seus clientes regulares. Bem como para seus amigos e aficionados por café. Todos – desde renomados chefes gourmets a veganos e ambientalistas – estão falando sobre isso mundo afora.

Leites vegetais têm sido um investimento bastante inteligente, por conseguinte, o leite de aveia entrou no mercado para assumir a posição de liderança. De acordo com um estudo da Future Market Insights, a demanda global por bebidas de aveia continuará a crescer, com uma taxa de 8,2% até 2027.

Sem dúvida, o burburinho em torno desta nova alternativa aos laticínios tem causado um crescimento exponencial nas vendas de leite de aveia. Outros leites à base de plantas, como o leite de castanha de caju, o leite de coco e até mesmo o leite de amendoim também experimentaram booms nos anos anteriores. No entanto, nenhum deles jamais conseguiu se juntar às fileiras de leite de amêndoa ou leite de soja como alternativas mais consistentes.

De fato, a consistência é mais semelhante ao leite de vaca do que o leite de amêndoa ou outros substitutos do leite e o sabor mais neutro. Além disso, é mais facilmente incorporado e misturado a outros alimentos, quentes ou gelados, o que o torna especialmente bom para a gastronomia.

Mais saúde e sustentabilidade

Devido principalmente aos benefícios funcionais para a saúde os leites vegetais estão tomando as prateleiras dos supermercados. Além de oferecer uma alternativa aos produtos lácteos para a população intolerante à lactose as bebidas vegetais também atendem as pessoas que buscam por uma alimentação mais saudável e com menos impactos ambientais

O cultivo de aveia requer menos insumos, especialmente água, em comparação a alternativas lácteas vegetais. Portanto, os produtores de bebidas de aveia também promovem a sustentabilidade da produção como um ponto positivo. Além do conteúdo nutricional melhorado, a consistência mais espessa e a textura mais cremosa das bebidas à base de aveia são os principais diferenciais do restante dos produtos tipo lácteos disponíveis no mercado.

Gostou? Leia mais em:

Foodtech de leite de aveia Nude prepara rodada de captação

Oatside levanta US$ 65,6 milhões para leite de aveia

5 marcas de leite vegetal para você experimentar

*Imagem de capa: Divulgação Blue Farm

Por Gabriela Catan em 22 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores