Você se lembra da startup Novameat que desenvolve bife vegetal 3D? Já falamos aqui no Vegan Business sobre essa empresa, que inventou o primeiro bife vegano desse tipo. Em janeiro de 2019, seus produtos estavam em testes iniciais e agora a empresa chegou com uma novidade: planeja comercializar seu bife vegetal em 2022, pois o produto está em fase final de testes.

Essa tecnologia foi apresentada ao mundo no ano de 2018, durante a conferência Barcelona Mobile World Congress (MWC), que contempla CEOs de operadoras móveis, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, além de fornecedores e proprietários de conteúdo. 

Em um vídeo de divulgação da empresa,  Ferran Gregori, um dos visitantes da feira afirmou: “Não tem a característica de um bife tradicional, mas fiquei surpreso positivamente porque não esperava que a textura seria tão próxima”, mostrando o quanto a empresa se aproxima de uma carne de origem animal. 

Receita do bife vegetal 3D

Afinal, como se cria um bife vegetal 3D?

Saiba que a impressora utiliza cápsulas com pasta de arroz, ervilha e algas marinhas para recriar esse bife, fazendo a carne de camada em camada, até que pareça um produto de origem animal. Um bife de 100 gramas, leva de vinte a quarenta minutos para ser impresso. 

Caso deseje ver o processo é possível assistir o vídeo da DW, onde essa inovação é mostrada em cores para saciar a sua curiosidade. Uma aluna do Instituto de Barcelona falou nessa entrevista: “Eu acho que a minha geração prioriza novos conceitos de sustentabilidade e iniciativas verdes, então, acredito que queremos fazer parte desse movimento e ver o que podemos fazer não só para o planeta, mas para nós”. 

A carne da empresa tem as mesmas propriedades nutricionais do que a de origem animal, sendo multivitamínica. Mesmo com uma textura parecida, a empresa ainda irá trabalhar no sabor dessa inovação até lançar o produto no ano que vêm. 

Sobre a startup Novameat

A Novameat é uma empresa espanhola, fundada pelo bioengenheiro italiano Giuseppe Scionti, no ano de 2018. 

Além das impressoras 3D, a marca também utiliza a microextrusão biomimética para criar seus produtos, atualmente possui em seu portfólio a carne de porco e bife, esse último tem um custo inferior a US$ 3.

A Novameat possui o objetivo de vender seus produtos a restaurantes e diretamente para os consumidores. Em um vídeo da GFI de 2019, Giuseppe falou sobre sua intenção: “Nós queremos chegar ao gosto da Beyond e da Impossible, usar os mesmos ingredientes que eles utilizam, mas transformar isso em uma textura fibrosa”. 

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*Imagem: Albert Gea via Reuters

Por Amanda Stucchi em 10 de agosto
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