A startup neozelandesa ANDFOODS, uma spinoff da Universidade Massey e do Instituto Riddet, captou US$ 2.7 milhões em investimento inicial para sua tecnologia de produção de alternativas lácteas plant-based.

A empresa desenvolveu cremes e leites em pó plant-based, produzidos por meio de fermentação para remover notas desagradáveis de sabor, mantendo excelentes benefícios nutricionais e propriedades funcionais. Os cremes são considerados superiores a todos os outros cremes plant-based em testes, com uma capacidade de aeração comparável aos cremes lácteos UHT usados por cozinhas comerciais e fabricantes de alimentos. Os produtos também são livres de alérgenos.

A rodada de investimento foi liderada pela Icehouse Ventures, e o capital será utilizado para comercializar as alternativas lácteas e acelerar a pesquisa e desenvolvimento. A ANDFOODS foi lançada há menos de um ano, mas já começou a desenvolver produtos com algumas das maiores empresas de alimentos do mundo. Recentemente, a startup nomeou Leon Clement (ex-CEO da Synlait e ex-diretor administrativo da Fonterra) como presidente.

“Posição incrível”

A Nova Zelândia tem visto crescente inovação em alternativas lácteas ao longo do último ano, com a Haven lançando recentemente o que é considerado o primeiro leite infantil 100% à base de aveia do mundo e a Miruku desenvolvendo novas proteínas e gorduras lácteas usando agricultura molecular e culturas de oleaginosas.

Em dezembro, a EatKinda lançou seu inovador sorvete à base de couve-flor em mais de 90 lojas Woolworths em toda a Nova Zelândia, e no mês seguinte a Daisy Lab revelou que havia ampliado sua proteína de soro idêntica à animal produzida por fermentação. Além disso, a Free Flow Manufacturing anunciou no ano passado que abriria o que foi dito ser a primeira instalação de fabricação de leite plant-based dedicada da Nova Zelândia.

“Com a quantidade de P&D investida, a ANDFOODS está em uma posição incrível ao entrar no mercado com um produto que tem anos de ciência por trás”, disse o CEO da ANDFOODS, Alex Devereux. “Além de ser uma das poucas alternativas lácteas sem alérgenos, nosso processo usa fermentação para ajudar a dar à ANDFOODS um maior controle do perfil de sabor e outras propriedades importantes.”

Leia também:

Beyond Burger é lançado em mais de 800 lojas no Reino Unido

Haven lança a primeira bebida infantil 100% à base de aveia

Bored Cow lança iogurte feito com proteínas fermentadas

Por Vitor Di Renzo em 16 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores