Quarenta e dois por cento dos consumidores em todo o mundo acham que alimentos plant-based substituirão a carne até 2032.

Foi o que indicou uma nova pesquisa global ao consumidor, realizada pela empresa GlobeScan e pela organização sem fins lucrativos EAT.

Para o relatório, chamado Grains of Truth 2022, foram entrevistados quase 30.000 consumidores em 31 mercados pelo mundo sobre suas preocupações com o atual sistema alimentar.

Preocupações com o suprimento de alimentos

A pesquisa revelou que mais da metade dos consumidores (51%) dizem que se sentem menos seguros sobre suprimento de alimentos diante da COVID-19, conflitos e mudanças climáticas. O relatório observou que há uma variação significativa na forma como isso está sendo sentido em diferentes países e regiões. A América Latina, por exemplo, relata alguns dos mais altos níveis de insegurança alimentar no Brasil (73%), Colômbia (72%) e Peru (69%), além do Quênia (77%) e da Itália (64%).

As preocupações com o fornecimento de alimentos se estendem a escassez de alimentos, com 60% dos entrevistados dizendo que este é um problema muito sério. Há uma variação considerável nos níveis de preocupação entre os países, com oito em cada 10 pessoas em Columbia, Peru, Quênia, México, Brasil, Argentina e África do Sul dizendo que estão preocupadas com a escassez de alimentos, enquanto a China (16%), Hong Kong (24 por cento) e a Coreia do Sul (28 por cento) estão menos preocupadas.

O aumento do custo de vida está relacionado as preocupações, 92% dos entrevistados dizem que o preço da alimentação aumentou nos últimos três meses.

Crescente interesse sobre o veganismo

No contexto do aumento da insegurança alimentar e do aumento dos preços, 60% dos consumidores consomem alimentos saudáveis. Além disso, o número crescente de pessoas adotando dietas vegetarianas ou veganas.

O consumo de alimentos plant-based aumentou significativamente em muitos mercados importantes em comparação com antes da pandemia, inclusive no Reino Unido e nos Estados Unidos. Mais de um em cada cinco (22%) diz que come comida à base de plantas ou vegana, acima dos 17% em 2019.

“Esta pesquisa mostra como o aumento dos preços dos alimentos, a invasão da Rússia na Ucrânia e as mudanças climáticas exacerbaram o medo dos consumidores sobre a insegurança alimentar”, disse Chris Coulter, CEO da GlobeScan. “No entanto, parece haver uma mudança esperançosa para uma alimentação mais saudável e sustentável entre os consumidores.”

O interesse em dietas plant-based está crescendo em todas as faixas etárias: 40% da Geração Z, 43% dos Millennials, 37% da Geração X, assim como 28% dos Baby Boomers estão interessados em experimentar uma alimentação plant-based.

Da mesma forma, há lacunas significativas entre paises que estão interessados em mudar para uma dieta plant-based e os que já fazem isso. As maiores lacunas estão no Vietnã (38%), Tailândia (37%) e Brasil (22%).

Quase nove em cada 10 consumidores (89%) dizem que comprar alimentos ambientalmente saudáveis e responsáveis é importante para eles. Dois terços (64%) afirmam que estão dispostos a pagar mais por isso, o que indica o valor que os consumidores atribuem a esses bens, mesmo no contexto do aumento do custo de vida.

Os alimentos plant-based substituirão a carne?

Mais de 4 em cada 10 pessoas (42%) dizem que nos próximos 10 anos a maioria das pessoas “definitivamente” ou “provavelmente” estarão comendo alimentos plant-based no lugar da carne. Os mais jovens são mais propensos a pensar que essa mudança acontecerá, assim como aqueles que vivem na África e na Ásia. Norte-americanos e europeus são os menos otimistas sobre uma mudança em larga escala em direção à alimentação vegetariana.

“Muitas pessoas estão se tornando mais interessadas em comer alimentos saudáveis e sustentáveis, isso é um sinal encorajador. Há alguns anos seria impensável que 42% das pessoas globalmente acreditassem que os alimentos plant-based substituirão a carne.”, Dr. Gunhild Stordalen, fundador e presidente executivo da EAT. “O público está começando a entender a escalada das crises climáticas, da natureza e os perigos que isso traz para suas vidas cotidianas.”

De acordo com Stordalen, a capacidade do sistema alimentar de fornecer acesso a alimentos acessíveis é fundamental para acelerar essa mudança. “Embora os consumidores entendam os problemas, cabe a todos os outros no sistema alimentar agir agora para ajudá-los.”, disse Stordalen.

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