A Yamo, foodtech de sorvetes 100% vegetais feitos a partir do inhame, anunciou o lançamento de sua linha de leites vegetais em três sabores que estarão disponíveis a partir de junho para os consumidores. Legal, não é? 

Novos leites vegetais da Yamo 

A foodtech lança agora uma linha de leites feitos 100% à base de vegetais e em três sabores: integral (à base de castanhas de caju), coco e chocolate, todos feitos a partir do inhame, sem glúten, sem conservantes, sendo uma fonte de cálcio e Yamina (composto nutricional, exclusivo da marca). É informado que existe um aumento para 40% de cálcio por litro e uma menor quantidade de calorias e carboidratos comparado ao leite de origem animal.

Os leites estarão disponíveis nas versões de um litro e, em breve, o sabor chocolate também estará presente na linha Kids de 250ml. 

A marca apontou que entre todos os ingredientes, é possível destacar a Yamina como principal diferencial dos produtos, já que o composto nutricional potencializa os benefícios do inhame, através da associação de vitaminas e minerais. O ingrediente foi desenvolvido a partir de pesquisas na Fazenda Yamo, em parceria com Universidade Federal e Embrapa.

“Quando aplicamos essa Yamina para a linha Kids, por exemplo, ela traz benefícios como ajudar no desenvolvimento cognitivo e crescimento. Sem contar com a excelente quantidade de fibras, vitamina C, potássio, ferro,  zinco e selênio”, garantiu Cairo Carvalho (COO), diretor operacional da Yamo. 

O leite vegetal ainda contém as Vitaminas A, C, E, D2, B1, B2, B3, B5, B6 e B12.

O processo de criação dos produtos

Para o desenvolvimento da bebida vegetal, a Yamo buscava por uma receita que deixasse o leite com sabor, textura e propriedades funcionais, idênticas ao leite de origem animal.

“É sempre um grande desafio desenvolver produtos tão inovadores e nunca antes feitos pelo mercado. Desde às pesquisas na Fazenda Yamo, em parceria com a Universidade Federal e Embrapa, a fim de buscarmos a espécie de inhame que traz mais benefícios para a saúde, até a transformação para a Yamina, no Yamo Labs, através da combinação de várias vitaminas e minerais que atendessem às exigências de sustentabilidade e qualidade”, revelou o diretor operacional. 

Cairo também apontou que desenvolvem todos os produtos com time de engenheiros de alimentos e nutricionistas especializados até chegarem na versão final, além de ter explicado que a Yamo sempre inclui seus clientes na criação dos produtos e não foi diferente com a linha de leites vegetais! Dessa forma, testaram com centenas de crianças e familiares até atingir uma fórmula que atendesse as expectativas de todos.

“Os novos produtos chegam para fortalecer o nosso propósito de transformar a alimentação, com alimentos muito mais nutritivos, funcionais e sustentáveis. Com o Leite, estaremos ainda mais presentes na casa dos nossos clientes, levando esses benefícios para todos os cantos do país. E claro, sempre prezando pela máxima qualidade, saudabilidade e muito sabor”, explicou Fabio Neto, cofundador da Yamo.

Segundo dados da consultoria Euromonitor, o mercado de leites plant based já alcança U$S 18 bilhões e 42% dos consumidores têm reduzido o seu consumo de produtos de origem animal, buscando opções mais saudáveis e sustentáveis. Os dados mais recentes do mercado brasileiro, que são de 2018, já mostravam um crescimento de 51,5% da categoria e um consumo de mais de 105 milhões de litros. 

“Nossa expectativa é podermos atender as necessidades de pessoas que têm buscado cada vez mais as bebidas vegetais como fonte de alimento. O número de intolerantes e alérgicos à lactose e de pessoas veganas tem crescido muito, por isso viemos para trazer uma alternativa que além de muito saborosa e sustentável, é extremamente nutritiva”, ressaltou o fundador.

Sobre a empresa 

A Yamo já nasceu como uma foodtech, ou seja, uma startup dedicada a trazer transformações no segmento da alimentação. 

Por isso, a operação da Yamo foi projetada para diminuir a distância entre os produtos que vêm do campo ao que está na mesa do consumidor. Por meio de uma fazenda própria e de parcerias com pequenos produtores rurais, a marca consegue levar sorvetes 100% vegetais para os consumidores. 

O nome da marca traz duas referências do inglês: Yam, de inhame, e Yummy, de saboroso, para transmitir a mensagem de sabor, felicidade e bem-estar. 

“Nossa marca nasceu com muito propósito, tanto no produto quanto na experiência do consumidor, que terá um produto de qualidade, farm to table, e com alto valor nutricional”, concluiu Fabio Neto.  

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*Imagem de capa: Divulgação Yamo

Por Amanda Stucchi em 10 de junho
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