A marca de alimentos plant-based para pets, Wild Earth, anunciou o lançamento de sua primeira ração vegana completa e nutricionalmente equilibrada para gatos.
Chamado de Unicorn Pate, o alimento úmido supera os requisitos estabelecidos pela AAFCO, uma organização independente que define padrões para a segurança e regulamentação de alimentos para animais. A fórmula inclui ingredientes como lentilhas, ervilhas, batatas-doces e microalgas marinhas, além de vitaminas e minerais adicionados.
Ao contrário dos cães, que são onívoros, os gatos são considerados carnívoros obrigatórios, pois necessitam de nutrientes que não são encontrados naturalmente em plantas. Isso inclui a taurina, um aminoácido essencial que os gatos não conseguem produzir por conta própria e devem obter através da alimentação. No entanto, o Unicorn Pate foi desenvolvido para conter todos os nutrientes necessários para os gatos, sem ingredientes de origem animal.
Resultados positivos para gatos veganos
O lançamento acontece após um estudo publicado no ano passado, que encontrou resultados positivos para gatos alimentados com uma dieta vegana nutricionalmente completa. Entre os benefícios observados, houve uma redução de 14,9% no uso de medicamentos, uma diminuição de 54,7% na progressão para dietas terapêuticas, uma queda de 22,8% em doenças mais graves e uma redução de 7,3% nas visitas ao veterinário.
“O conjunto de evidências até o momento, tanto do nosso estudo quanto de outros nessa área, indica que gatos alimentados com dietas veganas nutricionalmente adequadas são, em geral, mais saudáveis do que aqueles que consomem dietas à base de carne”, afirmou o autor do estudo, Professor Andrew Knight.
A ração plant-based da Wild Earth também pode ser uma opção para gatos com alergias a proteínas animais, como o frango. Esses gatos muitas vezes recebem prescrições de dietas plant-based, e a empresa espera “tornar as opções plant-based a primeira escolha, em vez da última, para alimentos saudáveis e limpos para pets”.
“Esperamos resistência agressiva”
Fundada em 2017, a Wild Earth tem como objetivo alinhar o bem-estar dos pets com práticas sustentáveis e livres de crueldade. A empresa apareceu no programa Shark Tank em 2019, garantindo um investimento de Mark Cuban.
Inicialmente, a Wild Earth focou em alimentos para cães, lançando uma ração seca à base de koji no Walmart em 2022. No ano passado, a marca estreou uma nova linha principal de ração à base de plantas e fungos para cães, disponível em vários sabores. Poucos meses depois, a Wild Earth anunciou uma parceria com a distribuidora Zeigler’s para expandir seus produtos na região do Meio-Atlântico dos Estados Unidos.
“Nossa equipe está incrivelmente orgulhosa de lançar um novo líder de categoria, que esperamos catalisar mudanças em toda a indústria de alimentos para pets”, disse Ryan Bethencourt, CEO da Wild Earth. “Uma ração vegana completa e nutricionalmente equilibrada para gatos era algo que já estava na hora de acontecer, e somos muito gratos por poder lançar uma nova categoria de produtos que acreditamos transformarão a nutrição felina e ajudarão a criar um mundo mais gentil para todos os animais.”
Ele acrescentou: “Esperamos uma resistência agressiva da indústria da carne com o lançamento deste alimento vegano pioneiro para gatos, mas sabemos que há MUITOS pais de gatos buscando opções mais saudáveis, plant-based e sustentáveis, e queremos ser líderes em oferecer essa escolha a eles.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
LDC cria unidade para expansão global de leguminosas
The Tofoo Co. é adquirida pela Comitis Capital
Equinom lança tecnologia para produção de ervilhas de alto teor proteico