A empresa de gestão de investimentos alemã Comitis Capital adquiriu a The Tofoo Co., a segunda maior marca de alimentos sem carne do Reino Unido, que detém mais de 60% do mercado de tofu no país.
A Comitis Capital vê a The Tofoo Co. pronta para uma nova fase de crescimento e pretende utilizar seu investimento, expertise e rede de contatos para expandir a marca. Os fundadores David Knibbs e Lydia Smith permanecerão como investidores e continuarão a liderar o crescimento da empresa tanto no Reino Unido quanto em mercados internacionais.
Nikolaus Bethlen, sócio-gerente da Comitis, comentou: “A The Tofoo Co. se estabeleceu firmemente como líder no mercado de alternativas de carne plant-based, com uma imagem de marca forte e produtos de alta qualidade. David Knibbs e Lydia Smith construíram uma empresa notável que está pronta para a próxima fase de crescimento. A The Tofoo Co. é uma adição valiosa ao nosso portfólio, cobrindo o mercado em expansão de alimentos plant-based.”
Crescimento de +19,1% ao ano
Fundada em 2016 por Knibbs e Smith e sediada em Malton, North Yorkshire, a The Tofoo Co. se tornou uma líder de mercado no Reino Unido em tofu e ganhou diversos prêmios de inovação.
Enquanto muitas marcas do mercado enfrentam queda nas vendas, a The Tofoo Co. continua a prosperar, possivelmente devido ao seu foco em produtos de alta qualidade e menos processados, que atraem consumidores mais conscientes com a saúde.
A empresa reporta um crescimento de +19,1% ao ano. Além de apresentar um desempenho excepcional com crescimento consistente nas últimas 12 e 4 semanas, a marca ultrapassou sua principal concorrente, Cauldron, tornando-se a segunda maior marca de alimentos sem carne e conquistando 62% do mercado de tofu.
Entre os produtos de maior sucesso, destaca-se o Naked 280g, que se tornou o SKU mais vendido na categoria de tofu. “O tofu, um produto que antes era visto apenas como opção para veganos e evitado por muitos por ser considerado sem sabor, finalmente ganhou espaço nas geladeiras dos consumidores como uma alternativa natural de proteína”, apontou a empresa no anúncio.
Smith acrescentou: “A The Tofoo Co. tem planos de crescer ainda mais, tanto com clientes e canais existentes quanto novos, e precisava de um parceiro forte e proativo para ajudar nessa jornada de crescimento. A Comitis é a parceira ideal para esse próximo capítulo da nossa trajetória.”
Uma nova era de rápida expansão
Além de sua linha de tofu, a marca também oferece tempeh e produtos à base de seitan, lançados em colaboração com o The Temple of Seitan, de Londres. Além de estar presente nas redes Waitrose e Tesco, a empresa está expandindo sua atuação para o setor de food service, em parceria com cadeias de restaurantes como Wagamama e Slug & Lettuce Cocktail Bars.
A The Tofoo Co. planeja um crescimento significativo com clientes e canais novos e já existentes e vê a Comitis como o parceiro ideal para concretizar essas ambições.
Knibbs comentou: “Escolhemos a Comitis como parceira para entrar em uma nova era de rápida expansão. O profundo entendimento que eles têm do nosso modelo de negócios e seu pensamento empreendedor nos convenceram de que são a escolha certa para levar a The Tofoo Co. ao próximo nível.”
Felix Jauch, Associado de Investimentos da Comitis, acrescentou: “Compartilhamos uma visão unificada de impulsionar a The Tofoo Co. para uma posição de liderança no mercado internacional de alternativas de carne plant-based. Com nosso investimento, expertise e vasta rede de contatos, estamos comprometidos em impulsionar o plano de expansão dinâmica da empresa.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Equinom lança tecnologia para produção de ervilhas de alto teor proteico
De Novo Foodlabs revoluciona mercado de saúde com lactoferrina livre de animais
Novo relatório combaterá desinformação nutricional nas redes sociais
Compartilhe: