A startup austríaca Revo Foods anunciou hoje uma “inovação culinária” com o que descreve como a primeira alternativa plant-based para tentáculos de polvo, criada com proteína fúngica. Questionada sobre seus métodos de produção, a Revo respondeu que está “testando uma abordagem única de estruturação em 3D” para a qual mais detalhes não podem ser revelados ainda.

Sob a marca “O KRAKEN – Inspirado no Polvo”, o produto está pronto para consumo, mas também pode ser grelhado, frito ou assado. Pode ser usado para replicar pratos clássicos à base de polvo, como o Pulpo a la Gallega espanhol ou a Salada de Polvo Grega. Os tentáculos de micoproteína são conhecidos por oferecer um aroma, sabor e textura autênticos, um perfil nutricional classificado como Nutriscore A, bem como um alto teor de ácidos graxos ômega-3 e uma grande quantidade de fibras.

Aproveitando o que diz ser uma falta de produtos plant-based realistas e de corte inteiro, O KRAKEN, segundo a Revo Foods, demonstra o potencial criativo de novas tecnologias para produção de alimentos diversos e de alta qualidade.

Niccolo Galizzi, chefe de tecnologia alimentar da Revo Foods, comenta: “Os tentáculos de polvo, com sua cor intensa e ventosas distintas, são um produto muito especial com uma aparência emocionante. Até agora, não havia alternativa realista no mercado. O KRAKEN tem o potencial de ser um verdadeiro enriquecimento para os fãs de polvo!”

O novo produto é baseado em micoproteína, um ingrediente rico em nutrientes que requer significativamente menos processamento em comparação com ingredientes crus comuns em produtos alternativos plant-based, preservando mais micronutrientes e vitaminas. Devido à fibrosidade natural da micoproteína, é necessário menos processamento para criar texturas e sensação na boca, diz a Revo Foods, que também criou seu famoso salmão impresso em 3D, o primeiro produto alternativo impresso em 3D disponível comercialmente, com base em micoproteína.

A micoproteína foi popularizada pela primeira vez pela Quorn Foods na década de 1980 e desde então foi aproveitada pela Schouten nos Países Baixos; ENOUGH do Reino Unido; Enifer da Finlândia; e Mycorena da Suécia, entre outros.

Por que polvo?

Conversamos com o CEO Robin Simsa e perguntamos sobre a motivação por trás de um produto plant-based de polvo. Simsa explica: “É um produto muito interessante para o qual ainda não existe uma alternativa plant-based [verificamos e encontramos um produto obscuro disponível que aparentemente não oferece propriedades realistas], e tem uma textura e estrutura muito únicas. Além disso, é uma especialidade em muitos países, mas um número crescente de pessoas está ciente da alta inteligência e comportamento social desses animais, portanto, fornecer uma alternativa adequada é importante.”

Até 200.000 toneladas de polvo são consumidas anualmente na UE. Documentários como “Professor Polvo” na Netflix criaram mais compreensão, interesse e empatia por esses animais sociais com três corações e nove cérebros, e além disso, a proposta de fazenda de polvo no ano passado nas Ilhas Canárias levou a uma indignação internacional e aumentou a conscientização sobre a inteligência desses animais.

Questionado sobre se a Revo evitou terminologias como “polvo vegano” ou “polvo plant-based” de forma estratégica após uma série de leis de rotulagem anti-vegana, Simsa responde que o termo “Liberte o Kraken” é um ícone da cultura pop, então eles queriam ser um pouco lúdicos aqui. De qualquer forma, este é um produto que tem mais relevância para o serviço de alimentação do que para o varejo, então o nome deste produto não é crítico, já que os restaurantes podem colocá-lo no menu da maneira que desejarem.

Essencialmente, então, este é um produto de serviço de alimentação, que a Revo testará como uma edição limitada em sua loja online para obter feedback. “Vamos avaliá-lo e, se for positivo, consideraremos um lançamento mais amplo ainda este ano. No entanto, este é um produto provavelmente mais interessante para o serviço de alimentação em países específicos, pois é um produto muito mais específico em comparação com salmão ou atum.”

Sucesso imparável da Revo Foods

O lançamento do novo produto vem logo após o sucesso de crowdfunding da startup, durante o qual já captou mais de 1,1 milhão de euros, bem como sua recente vitória na justiça, na qual o Conselho Municipal de Viena moveu uma ação judicial com base na rotulagem de seu salmão plant-based, com a absurda alegação de que o nome do produto, “Salmão Revo™ – 100% Plant-Based com Proteína de Ervilha”, poderia induzir os consumidores a pensar que continha salmão real.

A startup de FoodTech tem sido líder de mercado em alternativas de peixe na Áustria desde 2022 e até agora recebeu investimento de 7 milhões de euros. A Revo Crew é uma equipe internacional de 35 cientistas e engenheiros em uma missão para revolucionar sustentavelmente a indústria de alimentos.

“Com um pouco de criatividade e conhecimento tecnológico – e uma obsessão por frutos do mar, tudo é possível. Se continuarmos assim, em breve poderemos oferecer uma paella de frutos do mar totalmente à base de plantas!” entusiasma-se Robin Simsa, CEO da Revo Foods GmbH.

“O KRAKEN” está disponível a partir de 15 de março exclusivamente na loja online da Revo, entregando para a maioria dos países europeus: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Eslovênia, Espanha, República Tcheca, Hungria, Polônia, Eslováquia e Suécia.

O investimento na Revo Foods é possível até 17 de abril de 2024. Os investimentos na Revo Foods são feitos por meio da plataforma de investimentos green-tech com sede na Alemanha, FunderNation.eu.

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