A empresa australiana de carne cultivada, Vow, anuncia que obteve aprovação regulatória da Agência de Alimentos de Cingapura (SFA) para produzir e vender o primeiro produto de codorna cultivada do mundo.
O produto da Vow origina-se de células da rara codorna japonesa, Coturnix japonica, cultivadas sem soro de origem animal e antibióticos, oferecendo uma alternativa livre de abate. A pioneira australiana afirma ser a única empresa global atualmente oferecendo um produto livre do controverso soro fetal bovino.
Com esta aprovação, a Vow se torna a quarta empresa no mundo a receber aprovação para um produto de carne cultivada (após as empresas dos EUA UPSIDE Foods e GOOD Meat e a biotecnológica israelense Aleph Farms) e a terceira empresa a introduzir um alimento feito a partir de células cultivadas (a Aleph Farms ainda não lançou seus bifes de carne cultivada em Israel).
“Hoje estamos fazendo história mais uma vez. Nós aguçamos os paladares dos comensais ao redor do mundo com a Meatball Mammoth, e agora estamos dando vida a mais um produto inédito – um animal completamente novo, absolutamente delicioso,” disse George Peppou, CEO da Vow.
Degustando codorna cultivada
Batizado de Quailia, a codorna cultivada da empresa será lançada sob a marca Forged como o Parfait Forged. De acordo com a Vow, seus chefs habilidosos criaram uma obra-prima culinária com sabores e texturas únicas nunca antes experimentadas.
O Parfait Forged é elaborado com codorna japonesa cultivada e outros ingredientes, incluindo manteiga (não vegana), chalota, amido de tapioca, vinho do porto, alho, conhaque, concentrado de vegetais e frutas, azeite, sal e tomilho.
Os cingapurianos poderão experimentar o novo produto no MORI do Mandala Club de 12 a 27 de abril. Posteriormente, estará disponível em outros restaurantes de ponta de Cingapura.
Os convidados desfrutarão de um menu de sete pratos no MORI, apresentando o Parfait Forged, criado pelo Chef Principal Chun Hong La e pelo Chef Adem Kurcan, usando produtos de origem animal não cultivados. Os pratos incluem um cannoli salgado recheado com Parfait Forged e servido com caviar Black Pearl, um pãozinho com cobertura de Wagyu de Hokkaido e Parfait Forged, e um “Brûlé Forged” camada com geleia de vinho do porto e morilles cozidas em conhaque.
Peppou acrescenta: “Quailia é a expressão máxima do que fazemos – criando intencionalmente alimentos diferentes de tudo que já provamos antes. O Parfait Forged reúne uma combinação de sabores e texturas que você não encontra em nenhum outro lugar. O resultado é uma deliciosa contradição: rico e delicado, com uma qualidade única de derreter na boca.”
Codorna cultivada na Austrália
Fundada em 2019 e sediada em Sydney, a Vow obteve aprovação de alimento novo em menos de cinco anos. Com um investimento total de US$ 56 milhões, a empresa afirma ter obtido apenas uma pequena parte do capital levantado por seus concorrentes de mercado.
Na Austrália, a Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) é a autoridade nacional responsável por avaliar a segurança de alimentos novos. No ano passado, a Vow tornou-se a primeira empresa a solicitar aprovação regulatória no país. A FSANZ já concluiu que o produto de codorna cultivada da Vow é seguro para consumo. No entanto, o processo ainda está em sua fase final.
A codorna cultivada da Vow foi degustada na Austrália em vários eventos. Recentemente, no primeiro evento de degustação de carne cultivada da Europa na Islândia, Katrín Jakobsdóttir, Primeira-Ministra da Islândia, provou o ingrediente cultivado de destaque da Vow.
Ryan Clift, chef e proprietário do Tippling Club em Cingapura, colabora com a marca Forged há dois anos. Ele compartilha: “Estou impressionado com o perfil do Parfait Forged. É doce, tem um sabor delicado maravilhoso, e a textura é sempre perfeita. É o Parfait perfeito.”
Leia também:
This e Planted lançam produtos de frango plant-based
Steakholder Foods lança misturas para carne e peixe plant-based
Kraft Heinz Not Company expandirá presença no setor plant-based