Esta semana, dois gigantes no mundo das carnes plant-based – THIS, do Reino Unido, e Planted, da Suíça – lançaram formatos de frango vegano na forma de produtos de carne ao estilo rotisserie asiático. Segundo a Global Market Insights, o mercado de frango plant-based tem previsão de crescimento com uma taxa CAGR de 16% até 2032.
THIS, a marca de alimentos de mais rápido crescimento do Reino Unido, revelou esta semana seu mais recente produto em desenvolvimento, THIS™ Isn’t Chicken Shawarma. Baseado na receita do THIS Isn’t Chicken Pieces, a empresa aproveitou seus pedaços de frango vegano com o sabor mais próximo ao de frango para os pedaços de shawarma, criados com proteína de soja e fava, com uma mistura de especiarias incluindo páprica defumada, cominho, semente de coentro, canela, gengibre, hortelã e pimenta caiena.
THIS afirma que o THIS Isn’t Chicken Shawarma oferece formas hiper-realistas únicas e uma textura fibrosa alcançada por meio da tecnologia de extrusão da empresa. Mark Cuddigan, recentemente nomeado CEO da THIS desde que os fundadores originais Andy Shovel e Pete Sharman deixaram a empresa em janeiro, comentou: “Eu amo este produto Shawarma’ch! Desculpe, não resisti. Mas falando sério, eu realmente amo, e acreditamos que o THIS™ Isn’t Chicken Shawarma será um favorito dos clientes.”
Disponível em ASDA, Waitrose e Co-op a partir de maio, o THIS™ Isn’t Chicken Shawarma (170g) é vendido por £3,30. O THIS™ Isn’t Chicken Shawarma também está à venda na Holanda na Albert Heijn, a maior cadeia de supermercados do país.
Espetinhos de Frango Tikka da Planted
Enquanto isso, a Planted – a principal startup de tecnologia alimentar da Europa – está lançando Chicken Tikka Skewers exclusivamente em lojas selecionadas da Tesco em todo o Reino Unido, descritos como sendo revestidos em um “marinado irresistível”, com notas de canela, coentro, cominho e folha de curry. Os espetinhos da Planted produzem 77% menos CO2e e requerem 85% menos água do que seus equivalentes de aves, afirma a empresa.
A Planted combina tecnologias proprietárias de estruturação e fermentação para produzir carne a partir de proteínas vegetais, produzida em uma instalação de produção de vidro em Kemptthal (Zurique), na Suíça – a primeira produção de carne transparente aberta ao público.
Em um artigo de opinião para a vegconomist no final de 2023, Rob Reames, VP Comercial da Planted, discutiu como as marcas plant-based podem navegar melhor no mercado do Reino Unido e cumprimentou o colega do setor, THIS, observando: “Marcas que visam deixar uma marca duradoura na categoria plant-based do Reino Unido precisam vislumbrar um plano de jogo de longo prazo. O foco deve estar em construir uma marca sustentável que ressoe com as necessidades evolutivas do consumidor. Um exemplo relevante é o lançamento estratégico do Frango Assado da THIS para a temporada festiva. A capacidade da marca de identificar e capitalizar novas oportunidades destaca a importância da adaptabilidade e previsão.
“A narrativa em torno da indústria plant-based do Reino Unido é multifacetada. Embora alguns relatórios sugiram uma lista crescente de desafios, muitas histórias de sucesso destacam a vitalidade e o potencial do setor. Neste mercado vibrante e dinâmico, marcas equipadas com uma visão clara, compromisso inabalável com a qualidade e um pulso nas preferências do consumidor pavimentarão o caminho para um futuro em que o plant-based é mais do que apenas uma opção – é a escolha preferida.”
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