A Von Holzhausen, marca de materiais ecológicos, lançou o couro vegano Replant, material plástico feito de fibras agrícolas reaproveitadas, resíduo recorrentemente queimado que libera CO2 e queima no solo.

Von Holzhausen afirma que Replant Leather, por possuir 80% de fibras residuais, é o material alternativo mais sustentável da empresa. Além disso, é negativo em carbono, não contém gases ou petroquímicos em seu processo de produção.

Couro vegano feito de resíduos agrícolas

“O Replant é um material ultra-premium, de alto desempenho que revoluciona a maneira como pensamos sobre os resíduos agrícolas”, diz von Holzhausen.

Além de suas reivindicações de sustentabilidade, a Replant Leather oferece uma alternativa ultra-premium e de alto desempenho ao couro. Com sua sensação única e altamente tátil, o material apresenta várias aplicações nas indústrias de moda, móveis e esportes.

Segundo von Holzhausen, o couro liso da Replant é mais leve do que o couro animal, ao mesmo tempo em que proporciona durabilidade. Foi desenvolvido para resistir a manchas, arranhões e água.

Para o lançamento, Von Holzhausen desenvolveu oito cores modernas inspiradas na natureza, incluindo Sumi, Bone e Beet. Além disso, a empresa escolheu a icônica cadeira Soriana, projetada em 1969 por Tobia e Afra Scarpa, para mostrar o novo couro. A cadeira foi reconcebida como um novo clássico de baixa pegada de carbono, utilizando o material Replant.

Marco para a empresa

A designer automotiva Vicki von Holzhausen fundou a von Holzhausen em 2021 com o objetivo de transformar a indústria do couro, desenvolvendo materiais sustentáveis e livres de uso animal.

O portfólio da empresa abrange o Banbū, um material à base de bambu, e o Liquidplant, um acabamento 100% vegetal e livre de plástico que substitui os revestimentos de poliuretano à base de petróleo.

Outros materiais alternativos incluem Technik-Leather e Struktur Leather, feitos de plástico de consumo reciclado.

De acordo com Von Holzhausen: “Replant usa terra, água e energia zero para os resíduos agrícolas, representando um marco fundamental no compromisso de von Holzhausen de criar novos materiais que não apenas inovam, contudo também tenham avanços impactantes na sustentabilidade. Para o contexto, a Replan libera 2x menos emissões de carbono, 3x menos uso de energia, bem como 60% menos água do que o algodão”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Lululemon lança camiseta de feita de nylon à base de plantas

Desperdício de alimentos representa 50% dos gases do efeito estufa

Portugal: venda de alimentos plant-based aumentou 20% desde 2020

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Von Holzhausen

Por Ana Cristina Gomes em 26 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores