A Lululemon, gigante de roupas esportivas em parceria com a empresa de materiais sustentáveis Genomatica, lançou uma camisa feita de nylon à base de plantas.
As camisetas, disponíveis nas versões feminina, assim como na masculina, estão alinhadas com o objetivo da Lululemon se tornar sustentável até 2030. A linha masculina chamada de “Nylon Metal Vent” e a linha feminina chamada de “Swiftly Tech Short Sleeve”.
A Genomatica utilizou a biotecnologia e a fermentação para transformar ingredientes à base de plantas em blocos de construção que compõem o nylon.
Nylon à base de plantas
O diferencial dessas camisetas é que elas serão fabricadas com microrganismos de base biológica, em vez de dependerem de combustíveis fósseis.
As camisas, possuem em sua composição 50% de nylon de origem biológica, 40% de poliéster reciclado e 3% de elastano, com o elastano feito com 30% de conteúdo vegetal.
De acordo com Christophe Schilling, fundador da Genomatica: “Hoje marca uma grande conquista: a biotecnologia fermentou com sucesso os açúcares vegetais nos blocos de construção químicos usados para fabricar o náilon, dando vida a um náilon renovável à base de plantas”.
“As plantas absorvem CO2 e, com a luz solar fornecendo energia, convertem-na em açúcares, que podem ser coletados e depois alimentados em um processo Geno”, disse Schilling à CNBC.
Redução de emissões
A empresa afirmou que, segundo uma análise preliminar do ciclo de vida, o bio-nylon proporcionará uma redução de pelo menos 50% nas emissões de carbono.
O lançamento ocorre em um momento em que a indústria da moda está sob crescente reflexão devido à sua contribuição para o aquecimento global. Estima-se que a indústria da moda seja responsável por aproximadamente 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, o que é mais do que os setores de aviação e marítimos combinados.
A Lululemon tem feito esforços para substituir materiais que têm grande pegada de carbono. Anteriormente, em 2022, a empresa lançou duas bolsas feitas de couro de cogumelo para reduzir o uso de couro animal. Além disso, a empresa adotou 100% de eletricidade renovável em 2021. Contudo, um relatório identificou que seu maior desafio são as emissões do Escopo 3, que ainda representam cerca de 95% de suas emissões.
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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Lululemon
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