A empresa francesa de carne cultivada, Vital Meat, anunciou ter submetido um novo dossiê regulatório pré-mercado para a Agência de Alimentos de Singapura (SFA) buscando aprovação para lançar seu frango cultivado, Vital Chicken, no país.

A biotecnologia afirmou que o pensamento progressivo de Singapura e a disposição para abraçar novas tecnologias a posicionam como um mercado ideal para lançar seu produto seguro e delicioso.

Se o Vital Chicken receber a aprovação pré-mercado da SFA, a Vital Meat se tornará a primeira empresa europeia de carne cultivada a vender seus produtos em Singapura — uma corrida almejada entre empresas de biotecnologia.

Em 2019, a SFA introduziu um marco regulatório para alimentos inovadores, exigindo que empresas busquem permissão pré-mercado submetendo avaliações de segurança para revisão da SFA. Singapura, o primeiro país a permitir carne cultivada, aprovou apenas o frango cultivado da GOOD Meat. Desde então, várias empresas, incluindo Aleph Farms, Vow, Bluu Seafood e Meatable, estão procurando comercializar seus produtos cultivados neste mercado promissor.

“Elaborar um dossiê regulatório não é uma tarefa pequena! Envolveu toda a nossa empresa. Você tem que provar que tudo em sua tecnologia é seguro, desde a linha celular até o meio de cultura, o processo e o produto final”, explica Olivia de Talancé, COO da Vital Meat.

O sabor autêntico do Vital Chicken

Com sede em Pays de la Loire, na França, a Vital Meat foi fundada em 2018 por Etienne Duthoit para desenvolver alternativas proteicas à carne usando biotecnologia.

A biotecnologia francesa afirma ter desenvolvido uma plataforma escalável e econômica com uma linha celular segura e estável. A carne à base de células de frango da empresa é considerada segura para consumo humano, livre de compostos de origem animal, livre de OGM e antibióticos, características verificadas por rigorosos testes de terceiros.

Além de atender aos padrões de segurança, o Vital Chicken é dito oferecer valores nutricionais essenciais, incluindo os nove aminoácidos essenciais, vitamina B12 e ferro, ao mesmo tempo em que proporciona o verdadeiro sabor da carne de frango. Além disso, a empresa afirma estar pronta para lançar produtos, já que alcançou um marco na produção de frango usando um meio livre de soro desenvolvido pela Biowest, desenvolvedora de meios da Europa.

A atividade comercial da empresa se concentrará no mercado B2B, oferecendo o Vital Chicken como ingrediente para produtos híbridos de alta qualidade.

“Estamos ansiosos para apresentar ao povo de Singapura o sabor autêntico de nosso Vital Chicken, resultado de nossa dedicação à produção de carne de alta qualidade, sustentável e ética”, compartilhou Duthoit.

Leia também:

The Spare Food Co. lança Spare Starter feito com produtos agrícolas reciclados

Cultivated Biosciences cria creme de café sem laticínios usando gordura à base de levedura

Empresa mexicana de proteínas vegetais Birdman ultrapassa US$ 65 milhões em vendas

Por Vitor Di Renzo em 13 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores