A marca britânica VFC, liderada por ativistas, acusou a KFC de hipocrisia após a rede lançar uma grande campanha publicitária incentivando os consumidores a “Acreditar no Frango”.
Segundo a VFC, a representação do frango pela KFC não é confiável. Por isso, a marca lançou uma campanha nas redes sociais com uma versão modificada do anúncio da KFC, alterando a mensagem para “Acreditar nos Frangos”. Ao abordar os frangos no plural, a VFC busca destacar que eles são seres vivos que merecem ser tratados com compaixão. Diferente da campanha da KFC, que mostra imagens de frango frito, a versão da VFC revela como os frangos de granja são tratados.
Esta não é a primeira vez que a VFC desafia a rede de fast food — em 2022, a marca condenou uma campanha “enganosa” da KFC, onde um influenciador foi convidado a visitar uma granja de frangos. Embora as imagens mostrassem boas condições e aves saudáveis, a VFC se mostrou cética e localizou a granja para verificar as condições reais.
Após entrar na granja com um cinegrafista, a empresa documentou cenas perturbadoras, incluindo aves doentes e feridas, caixotes cheios de carcaças e a ausência de palha para cama. Na época, Matthew Glover, Diretor de Missão e cofundador da VFC, acusou a KFC de realizar “a campanha de marketing mais desonesta que vimos em muito tempo”.
Falando em defesa dos frangos
A estratégia ativista da VFC parece ressoar com os consumidores, a julgar pelo sucesso da marca desde seu lançamento no final de 2020. No último ano, a VFC introduziu vários novos produtos, incluindo salsichas de frango vegano e carne moída de frango (ambos considerados inovações de mercado). A VFC também anunciou recentemente que seus Crispy Popcorn Chickn e Chickn Tenders estavam sendo lançados no Carrefour Espanha, à medida que a marca continua a expandir-se pela Europa continental.
Em 2023, a VFC salvou a Meatless Farm da falência e adquiriu a Clive’s Purely Plants. Em janeiro de 2024, foi revelado que as três marcas fariam parte de um “novo grupo poderoso de alimentos plant-based” chamado The Vegan Food Group, que faria mais aquisições, começando com a TOFUTOWN em fevereiro, para eventualmente criar um grupo de marcas no estilo “Unilever vegana”.
“KFC acredita no frango, enquanto a VFC acredita nos frangos”, diz Glover. “Há uma diferença sutil e importante. Queremos falar em defesa dos frangos, que são os animais terrestres mais abusados no planeta. Na VFC, estamos tentando liderar o caminho na defesa de alimentos sem crueldade, enquanto lembramos ao público que os frangos são seres sencientes que merecem nosso respeito. Chamamos a KFC a acreditar em alternativas plant-based ao frango e a se afastar da crueldade inerente à produção industrial de frangos de granja.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
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