Você sabia que mais vegetarianos estão excluindo os laticínios da dieta? A BBC Panorama foi ao ar com o episódio A Cow’s Life: The true cost of milk? (A vida de uma vaca: o verdadeiro custo do leite?) no dia 14 de fevereiro. Desde então, o aplicativo de namoro Veggly testemunha grande aumento de usuários mudando seus perfis de vegetariano para vegano, além disso, a plataforma também recebeu centenas de novos pedidos de usuários do Reino Unido sugerindo adicionarem a nova subcategoria “sem laticínios”. 

O aplicativo observou que mais vegetarianos se tornaram veganos para se afastar dos laticínios 

“O episódio da BBC Panorama em 14 de fevereiro enviou ‘ondas de choque’ em todo o Reino Unido… Em última análise, o futuro do ‘leite’ é à base de plantas. Seja aveia, arroz, avelã, soja, amêndoa, coco ou até leite de batata, os consumidores modernos estão deixando de lado os laticínios em grande escala. Não demorará muito até que os consumidores regulares de laticínios sejam minoria”, afirmou o Fundador da Veggly, Alex Felipelli. 

Para ter uma ideia, os dados foram compilados dos mais de 60 mil usuários do Veggly no Reino Unido, sendo informado que houve um aumento de 40% em novos usuários veganos, em comparação com a média dos últimos 12 meses desde 14 de fevereiro. 

O fundador também comentou:

“O documentário expôs o quão cruel a indústria de laticínios pode ser em relação às vacas e o preço ético que vem com o leite. Como resultado, desde que o episódio foi ao ar, vimos um impacto significativo em veganos e vegetarianos no Reino Unido. Em particular, vimos duas tendências principais. Em primeiro lugar, vimos mais vegetarianos se converterem ao veganismo em um esforço para se afastar dos laticínios. Em segundo lugar, vimos mais veganos se inscreverem em nossa plataforma do que o normal em qualquer período de uma semana. Claramente, o documentário está tendo efeitos de longo alcance, especialmente para quem escolhe com quem quer estar romanticamente. Se evitar laticínios é importante para seus valores, é provável que você queira encontrar alguém que compartilhe esse compromisso. E é por isso que vimos esse aumento recentemente. À medida que a indústria de laticínios é exposta ainda mais, esperamos ver essa tendência continuar”. 

Como é a situação aqui no Brasil? 

Paloma Blanc, nutricionista cofundadora da empresa de leites vegetais Purifica, falou sobre o cenário brasileiro: “Baseados na nossa experiência de comercialização de bebida vegetal há mais de 6 anos, vemos que as pessoas têm interesse em realizar a troca do leite animal pela alternativa vegetal por vários motivos: melhor digestibilidade, incidência crescente de intolerâncias e alergias a componentes do leite animal, sabor mais diversificado e preocupação com o meio ambiente são os principais motivos. O fator limitante ainda é o preço, já que os produtores de bebida vegetal, não tem os mesmos incentivos ou até mesmo isenções fiscais cedidas pelos governos por causa do lobby da indústria leiteira. Por isso, achamos importante a presença no mercado de marcas que se preocupam em fazer bebida vegetal de qualidade para chamar a atenção dos governantes quanto a essa questão”. 

Leite plant-based preferido dos veganos 

O aplicativo também revelou quais são os tipos de leite plant-based preferidos entre os veganos pelo mundo. Os resultados são os seguintes:

  • Aveia — 33,56%
  • Soja — 22,45%
  • Amêndoa — 15,41%
  • Coco — 8,77%
  • Caju — 3,73%
  • Arroz — 3,17%
  • Avelã — 3,17%
  • Blend — 4,65%

Para aqueles que são vegetarianos e desejam excluir os laticínios da dieta, pegamos uma dica com a Paloma!

“Recomendamos trocar por alternativas vegetais aos poucos, um item por vez, dessa forma o corpo vai mostrando sinais de melhoria evidentes gradualmente. Como seriam as substituições na prática? Pensa no café da manhã, normalmente tem leite, manteiga, requeijão e queijo, todos reunidos em uma única refeição, logo em jejum. Primeiro substitua o leite animal por bebida vegetal pura sem adição de açúcares e conservantes (quanto menos ingredientes mais saudável), depois retire o requeijão e/ou manteiga e adicione um patê à base de vegetais ou leguminosas diversos (cenoura, abacate, abóbora, grão-de-bico, berinjela, etc) e por último o queijo, que pode ser substituído por vegetais em conserva ou fermentados, normalmente intensos no sabor e que agregam valor nutricional ao café da manhã”, ela explicou.

Leites vegetais da empresa Purifica

Imagem: Divulgação Purifica 

O Veggly

O Veggly foi criado para ajudar veganos, vegetarianos e aspirantes a veganos e vegetarianos a encontrar, combinar e conversar com outras pessoas que pensam da mesma forma nas proximidades. Atualmente, o Veggly é o único aplicativo de namoro vegano e vegetariano disponível para Android, iOS e desktop/web.

O Veggly, que agora tem mais de 600 mil usuários, está disponível em todo o mundo (usuários em 181 países), a plataforma deve continuar seu rápido crescimento graças ao seu crescente exército de voluntários veganos em todo o mundo, que trabalharam juntos para traduzir o aplicativo do inglês para espanhol, alemão, português, francês, italiano, dinamarquês e polonês, com muitos outros idiomas a caminho.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Purifica capta R$ 375 mil de investimento pela Vegan Business

Aplicativo de encontros para veganos atinge 500 mil usuários

Nasce primeira bebê de um casal do aplicativo Veggly

*Imagem de capa:  Unsplash

Por Amanda Stucchi em 8 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores