A Universidade de Nottingham, no Reino Unido, anunciou uma parceria com a produtora de alimentos vegetais Jampa’s e a fabricante canadense Tartistes para desenvolver a “próxima geração de produtos proteicos plant-based”.
O projeto é liderado pela Divisão de Alimentos, Nutrição e Dietética da universidade, que recebeu financiamento por meio da iniciativa Reino Unido-Canadá Innovate UK. O objetivo é promover inovações sustentáveis e fortalecer os laços entre os setores alimentícios dos dois países. A parceria se baseia na longa relação entre a Jampa’s e o Food Innovation Centre (FIC) da universidade, que será responsável pelo design e desenvolvimento dos novos produtos.
Foco em nutrição e sustentabilidade
A iniciativa busca reformular o substituto de carne bovina da Jampa’s, incorporando culturas locais valorizadas que possam ser usadas nos mercados do Reino Unido e do Canadá. Um dos principais objetivos é criar produtos vegetais com alta biodisponibilidade e digestibilidade de nutrientes, utilizando a expertise do laboratório de Composição Nutricional e Digestibilidade da universidade.
Após o desenvolvimento, os substitutos de carne passarão por rigorosos testes de sabor com consumidores no Sensory Science Centre da universidade. A equipe também trabalhará com os designers de embalagens da Jampa’s para garantir que as características dos produtos sejam comunicadas de forma eficaz.
Inovação e impacto
A Jampa’s foi fundada por Richard Fox, chef vegano e autor de livros de receitas, que já desenvolveu uma torta de carne suína vegana livre de ingredientes artificiais. A empresa também planeja lançar uma torta vegana de carne bovina com cerveja e carne bovina vegetal ao vinho tinto.
Combinando reformulação de produtos, ciência nutricional, ciência sensorial e design de embalagens, o projeto da Universidade de Nottingham visa maximizar o sucesso comercial do substituto de carne bovina da Jampa’s. Além disso, busca oferecer insights sobre como superar desafios no segmento de proteínas vegetais.
“Essa colaboração representa um avanço empolgante no desenvolvimento de soluções alimentares inovadoras e sustentáveis”, afirmou a Dra. Qian Yang, líder do projeto na Universidade de Nottingham. “Ao trabalhar com a Jampa’s, este financiamento conecta pesquisas de ponta à aplicação prática. Adotamos uma abordagem centrada no consumidor para criar produtos reformulados, enriquecidos nutricionalmente e com ótimo sabor, que atendam às necessidades e preferências dos consumidores.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Meati Foods lança hambúrgueres de café da manhã à base de micélio
Pesquisadores buscam meios de aprimorar queijos vegetais
Misha’s anuncia aquisição estratégica da Vertage
Compartilhe: