A UNCAGED Innovations, sediada em Nova York, anunciou hoje que captou um investimento inicial de US$ 5,6 milhões, acima do esperado, para seu couro sustentável feito de grãos.
A rodada de investimentos foi co-liderada pela Green Circle Foodtech Ventures e Fall Line Capital, com participação da Ponderosa Ventures, Golden Seeds e do investidor existente InMotion Ventures, braço de investimentos da JLR (Jaguar Land Rover). Este investimento será utilizado para levar o produto ao mercado, aumentar a produção e expandir a equipe.
Este capital se segue à rodada pré-seed de 2023, na qual a UNCAGED captou US$ 2 milhões. Na ocasião, a Diretora e Chefe de Sustentabilidade da JLR, Rossella Cardone, comentou: “Isso está alinhado com nossa estratégia de sustentabilidade e origem dos materiais que usamos. Precisamos adotar novas possibilidades de materiais, novos processos e novas tecnologias e investir na inovação de materiais sustentáveis.”
Reimaginando materiais para substituir a pele de animais
Fundada em 2020 pela CEO Stephanie Downs e pelo CTO Dr. Xiaokun Wang, a UNCAGED Innovations combina proteínas estruturais de grãos com outros elementos biológicos para criar redes fibrilares, substituindo o colágeno animal necessário para o couro tradicional, atendendo as indústrias da moda, automotiva e de bens domésticos. A UNCAGED Innovations afirma que já otimizou a inovação para produção em larga escala.
A UNCAGED combina “o poder da natureza e da tecnologia para reinventar o couro” e afirma ser a primeira empresa a criar com sucesso couro sustentável a partir de grãos em escala. Utilizando sua plataforma tecnológica proprietária, BioFuze, juntamente com a fabricação roll-to-roll, a UNCAGED declara que seu couro sem origem animal imita a textura e o desempenho do couro animal.
Desfazendo mitos sobre o couro
Em um artigo de opinião para a vegconomist no início deste ano, a CEO e cofundadora Stephanie Downs explicou: “É importante destacar que o couro é um co-produto lucrativo da indústria da carne, portanto, as peles de animais são vendidas e transformadas em produtos de couro para lucro, em vez de redução de resíduos. 5% do lucro da indústria da carne vem de produtos de couro animal, o que significa que comprar produtos de couro animal só aumenta a demanda para a exploração de animais e destruição do meio ambiente.”
A pecuária comercial é responsável por 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, exacerbada pelo uso intensivo de produtos químicos e plásticos pela indústria de curtimento.
Uma análise de ciclo de vida independente revela que a alternativa biológica e sem plástico da UNCAGED reduz significativamente o impacto ambiental. Este material inovador emite 95% menos gases de efeito estufa, consome 93% menos água e requer 72% menos energia em comparação com o couro animal tradicional. Diferentemente do couro sintético, que depende inteiramente de plástico, a UNCAGED utiliza colágeno vegetal para produzir uma alternativa de couro biodegradável e sustentável.
Stu Strumwasser, fundador e diretor-geral da Green Circle Capital, diz: “O que a UNCAGED Innovations alcançou com sua tecnologia baseada em grãos é um avanço significativo em uma indústria que há muito aguardava uma inovação disruptiva. A oportunidade é enorme, e acreditamos que a capacidade deles de fornecer um material de alta qualidade, escalável e competitivo em preço é uma virada de jogo.”
A maré mudou
Downs comenta hoje: “Green Circle e Fall Line não apenas compartilham nossa missão, mas também trazem uma tremenda expertise operacional. A maré mudou agressivamente em direção a materiais sustentáveis, e planejamos capturar esse momento. Esta rodada leva a UNCAGED um passo mais perto de alcançar nosso objetivo final de revolucionar todas as indústrias que dependem de couro.”
Eric O’Brien, fundador e diretor-geral da Fall Line Capital, acrescenta: “Enquanto outros tentaram replicar o couro usando vários insumos, sentimos que o uso de proteínas estruturais para imitar o colágeno foi transformador. Entendemos a pressão de margem que os agricultores enfrentam ao cultivar grãos commodities, e estamos constantemente buscando maneiras de ajudá-los a capturar mais valor de sua produção. Ao diversificar e agregar maior valor aos fluxos agrícolas, podemos fortalecer nossos sistemas agrícolas e fornecer aos consumidores produtos mais sustentáveis.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Above Food adquire pioneira espanhola de impressão 3D Foody’s
A corrida para tornar a carne plant-based mais acessível
Sunrize lança nova proteína plant-based sabor baunilha