A startup alemã Torg fechou uma rodada de investimento inicial de € 2.7 milhões, superando as expectativas, para sua plataforma impulsionada por IA, que auxilia compradores de serviços de alimentação e rótulos privados a se conectarem com fornecedores de alimentos e bebidas.

Torg possui um banco de dados com mais de 100.000 fornecedores verificados, mais de dez vezes o número encontrado em grandes feiras comerciais como Anuga e SIAL. A plataforma simplifica a descoberta, comunicação, negociação e financiamento de fornecedores para tornar o processo de aquisição o mais simples possível. Ela inclui várias categorias de produtos, incluindo uma categoria vegana com 282 fornecedores.

Em apenas dois minutos, os compradores podem configurar uma solicitação de produto e distribuí-la para centenas de fabricantes. O banco de dados de fornecedores apresenta perfis, certificações, capacidades de produtos e informações de contato para os fabricantes; Torg afirma que lidar com esses grandes conjuntos de dados não estruturados seria impossível sem a tecnologia de IA.

A rodada foi liderada pela Connect Ventures, com a participação do investidor existente FoodLabs e novos investidores Sondo, Ventures Together, Sameer Singh e Jonas Meynert. Torg utilizará o investimento para desenvolver ainda mais a plataforma, expandir seu banco de dados de fornecedores e desenvolver ferramentas mais intuitivas para os compradores.

“Conexões de negócios significativas”

Os fundadores Hans Kristian Furuseth, Ben Holdham e Rita Kerbaj decidiram desenvolver a Torg após enfrentarem dificuldades ao buscar fornecedores em suas carreiras anteriores. Eles visam permitir que os compradores se concentrem em suas responsabilidades principais, simplificando a parte mais demorada do trabalho.

“Os compradores têm poucas maneiras eficazes de encontrar novos fabricantes. Eles dependem de feiras comerciais que ocorrem uma vez por ano e onde menos de 10% dos fornecedores globais expõem, ou de pesquisas na internet, vasculhando sites não verificados. O mercado é muito maior do que a maioria dos compradores percebe,” disse Furuseth, CEO da Torg. “Nós democratizamos produtos de rótulos privados ao abrir o mercado, criando cadeias de abastecimento mais transparentes e colocando fornecedores de qualidade menos conhecidos no mapa. Nosso objetivo é criar conexões de negócios significativas para ambos os lados do mercado. De certa forma, somos o Tinder para aquisição.”

Jonas Meynert é co-fundador da startup de cozinhas virtuais Lanch, que utilizou com sucesso a Torg para encontrar fornecedores. Ele ficou tão impressionado com a plataforma que decidiu investir nela.

“Tentamos buscar da maneira tradicional, usando agências e consultores, mas após três meses, só tínhamos recebido três cotações, todas acima do nosso preço-alvo,” disse ele. “Tentamos a Torg e em duas semanas, recebemos 15 cotações de principais fabricantes, a maioria abaixo do nosso preço-alvo. Não apenas conseguimos ótimos resultados, mas devido às ferramentas eficientes da Torg, decidimos não contratar uma equipe dedicada de aquisição e agora fazemos toda a nossa aquisição através da Torg.”

Leia também:

Cargill e Voyage Foods se unem por confeitaria alternativa

Finally Foods garante investimento para tecnologia molecular

Agronomics investe US$ 10 milhões na Liberation Labs

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores