Quer conhecer substituições sustentáveis que você pode fazer no seu dia a dia? 

A sustentabilidade está em diversas áreas da nossa vida, além disso, as atitudes verdes são cada vez mais valorizadas! 

Para ter uma ideia, segundo dados da Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado on-line, 84% dos participantes temem pelo futuro das próximas gerações por conta das questões ambientais e 91% já reduziu seu consumo de bens supérfluos para poupar os recursos naturais, sendo que 39% afirmaram que reduziram bastante. O levantamento foi feito com mais de 2.200 pessoas de todo o Brasil, com coleta de dados realizada em junho de 2021. 

Pensando em ajudar as pessoas a serem mais sustentáveis – começando com pequenos passos no dia a dia – criamos essa lista!  A sugestão é ver o que você consegue fazer, dentro das suas possibilidades, agindo em direção de um mundo mais verde 🙂

Substituições sustentáveis para fazer no dia a dia

Aqui estão algumas das dicas que você pode utilizar como ponto de partida! 

1# Ecobag 

Você sabia que as sacolas de plástico podem levar entre 100 e 400 anos para se decompor? Isso tudo é muito tempo para uma única sacolinha de mercado, por isso, uma ideia é utilizar as famosas ecobags! 

Alguns dos materiais usados no produto incluem o nylon, algodão e lona, além disso, o produto pode ter estampas e cores bonitas para sua ida ao mercado. 

Ecobag
Imagem: Unsplash

2# Escova de bambu 

A escova de bambu leva aproximadamente 30 anos para se decompor, já as escovas feitas de plástico demoram até 500 anos! 

Além disso, segundo o Foreo, um bilhão de escovas de dente são descartadas todos os anos nos Estados Unidos, sendo que essa quantidade pode dar a volta no mundo quatro vezes! O portal também informou que 50 milhões de libras (22,6 milhões de quilos) de escovas de dentes são adicionadas nos aterros sanitários anualmente. 

Uma curiosidade sobre esse tipo de escova é que o bambu é considerado um antibacteriano natural, ou seja, previne a proliferação dos fungos e bactérias. Porém, lembre-se de deixá-la em um local seco do seu banheiro por conta do material do cabo! 

Apesar dos benefícios da alternativa, vale ressaltar a importância de buscar uma empresa de escova de bambu que faça uma extração responsável dessa planta.  

Escova de bambu
Imagem: Unsplash

3# Shampoo em barra 

Você já pensou em usar um shampoo em barra? 

O produto é considerado mais sustentável, já que não utiliza embalagens plásticas e são superconcentrados, ou seja, não utilizam a quantidade de água empregada nos itens tradicionais – de acordo com a National Geographic Brasil, a maioria dos shampoos tradicionais contem 80% de água – logo, podemos perceber alguns dos benefícios desse tipo de item! 

Para quem se interessou nessa substituição sustentável, já desenvolvemos aqui uma lista com 10 shampoos veganos em barra e 5 marcas de shampoo sólido para você conhecer! 

Shampoo em barra
Imagem: Pexels

4# Alimentos plant-based 

Se você não é vegano nem adota uma dieta plant-based, saiba que poderá contribuir com a natureza trocando os produtos de origem animal pelos vegetais. 

Conforme o estudo “Global greenhouse gas emissions from animal-based foods are twice those of plant-based foods”, publicado na Nature Food, a produção de carne animal e ração é responsável por 57% das emissões globais de gases de efeito estufa, já os alimentos plant-based emitem apenas 29%

A carne também causa consequências para o meio ambiente que abrangem: grande uso de água (entre 10 e 20 mil litros para um quilo), desmatamento para o rebanho pastar e mudanças climáticas pelas emissões de gases. 

Caso você não saiba como começar, sugerimos ler: Segunda sem Carne (realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, consiste em eliminar os produtos de origem animal um dia na semana) e as Dicas para iniciar no veganismo, oferecidas pela comunicadora e ativista Carol Destro (@carolvidavegan). 

Hambúrguer plant-based
Imagem: Unsplash

5# Garrafas sustentáveis

Você sabe qual é a quantidade de garrafas plásticas produzidas por segundo? 

O curta Humanity’s Impact, criado pela produtora Studio Birthplace, demonstrou esse número de forma visual, apontando que é um total de 20 mil garrafas por segundo, chegando a 1 milhão por minuto! Ademais, o Ibama também relatou que uma garrafa PET leva entre 200 a 600 anos para se decompor. 

Por isso, uma sugestão é trazer uma garrafa de alumínio, inox ou outro material mais sustentável quando sair, assim, você só comprará as garrafas de plástico descartáveis caso realmente considere necessário. 

Imagem da garrafa: Unsplash

Gostou de conhecer essas substituições sustentáveis para fazer no dia a dia? Aproveite e leia também: 

6 Livros sobre sustentabilidade para você entender melhor o assunto

5 TED Talks para saber mais sobre sustentabilidade

95 dicas para ser mais sustentável

*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 22 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores