A grife Stella McCartney realizou uma campanha da coleção de outono 2021, para celebrar os animais como nossos iguais. A marca deriva do nome da estilista que é vegetariana há muito tempo, e suas peças não possuem couro ou peles de animais, tendo uma preocupação com a sustentabilidade.
Segundo trecho do site: “No último ano, conforme a atividade humana diminuiu, vimos criaturas de todos os tipos e tamanhos retornarem às cidades globais. Este momento inédito criou o cenário de uma fantasia estilosa onde essas espécies vivem livremente e reivindicam seus lugares entre os humanos, declarando com ousadia: nossa hora chegou!”.
Essa campanha foi feita como um mocumentário, ou seja, é um pseudodocumentário com paródias ou sátiras de eventos famosos. Foi inspirada pelo manifesto da marca, que busca significado para as letras do alfabeto, especificamente pela letra J de Joy (Alegria), segundo explicação: “A moda é alegre, a moda é escapismo, a moda é positiva”. A publicidade foi filmada pelos fotógrafos de moda Mert & Marcus, com narração produzida pelo comediante David Walliams, visando apoiar a Humane Society em sua petição internacional que tem o objetivo de impedir a criação de animais para comercialização das peles.
Essa petição também cita os riscos dessa criação para os humanos, conforme dito: “Esses sistemas de gaiola em bateria não causam apenas imenso sofrimento aos animais, mas também apresentam um sério risco à saúde pública. As condições apertadas, falta de higiene, estresse, lesões e doenças, cuidados veterinários mínimos e falta de diversidade genética significam que as fazendas de peles criam as condições ideais para a transmissão de vírus e mutação, criando novas cepas”.
É possível assistir ao filme no YouTube, que tem uma perspectiva otimista a respeito da convivência dos animais junto aos humanos, é falado: “Um mundo onde todas as criaturas vivem em harmonia com igualdade é possível. Música para nossos ouvidos. A jornada pode ter desafios, às vezes, mas não importa nossa origem, é sempre possível encontrar consenso, seja você um coelho ou um guaxinim, até mesmo o animal mais improvável e humanos podem viver lado a lado em paz”, em tradução livre.
Essa nova coleção é a mais sustentável da marca até o momento, tendo 80% de materiais ecológicos. É possível encontrá-la no site internacional da marca, porém, infelizmente, a Stella McCartney ainda não entrega para o Brasil. Na América só atende o Canadá e os Estados Unidos, mas, quem sabe um dia, não é?
Opções para o Brasil
Apesar da Stella McCartney não atender o Brasil, várias marcas já produzem roupas veganas, tendo consciência a respeito do sofrimento animal. Já falamos aqui no Vegan Business sobre algumas marcas veganas do Brasil, para você ter opções na hora de realizar aquelas comprinhas, como a Urban Flowers, King 55, Ahimsa, Insecta Shoes, Vegano Shoes, Conceito Ada, Gioconda Clothing e, até mesmo, de acessórios sustentáveis Design Côté.
Sobre a Stella McCartney
Stella McCartney é uma estilista que se formou na universidade Central Saint Martins, localizada na cidade de Londres, na Inglaterra. Lançou a grife em uma parceria com o grupo Kering (que possui marcas famosas como a Gucci, Balenciaga, Alexander McQueen, Saint Laurent, entre outras), como uma joint venture 50/50, uma associação econômica das duas empresas por um período determinado.
Atualmente, existem 51 lojas independentes da Stella McCartney, porém, as coleções são distribuídas em até 77 países, seja em lojas especializadas ou de departamento, mas, em seu e-commerce as peças são enviadas para 100 países. Isso tudo demonstra a internacionalidade dessa empresa.
É afirmado na história da marca: “O compromisso de Stella McCartney com a sustentabilidade é evidente em todas as suas coleções e faz parte do éthos [conjunto de costumes e hábitos fundamentais] da marca, de ser uma empresa responsável, honesta e moderna”.
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*Imagem de capa: Divulgação Stella McCartney
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