A SPAR Áustria está colaborando pela primeira vez com o Veganuary, apoiando a iniciativa global por uma dieta totalmente plant-based em janeiro. A empresa relata que sua linha de marca própria inclui mais de 800 produtos vegetarianos e veganos entre várias linhas, com 120 apenas na linha SPAR Veggie.

A gama sem carne na SPAR é complementada por produtos de vários fabricantes, incluindo muitas startups. As vendas da SPAR Veggie mais que dobraram nos últimos 5 anos. Somente em 2023, as vendas cresceram 24%, afirma a empresa.

Crescimento na SPAR Veggie

A marca SPAR Veggie agora oferece 120 produtos veganos e vegetarianos, e a empresa afirma que as vendas dessa linha mais que dobraram de 2018 a 2023. Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 24% nas vendas, tornando 2023 o ano com as maiores vendas desde a introdução da marca própria em 2012.

Além da SPAR Veggie, outras marcas SPAR, como SPAR Natur*pur ou SPAR Vital, também incluem uma variedade de produtos plant-based – um total de mais de 600 veganos e 220 vegetarianos. Além disso, a SPAR possui uma extensa gama de produtos veganos e vegetarianos de vários fabricantes de marcas.

Com um investimento de cerca de 3 milhões de euros em máquinas e sistemas apropriados, as próprias fábricas de carne da SPAR em St. Pölten (Baixa Áustria) e Wernberg (Caríntia) estão produzindo novos produtos sem carne desde o início de 2023. Isso permite à SPAR trazer rapidamente inovações na linha vegana para o mercado e atender individualmente às solicitações dos clientes. Um destaque especial é o rocambole vegano, anteriormente disponível no balcão de comida quente e, a partir de meados de fevereiro, também estará disponível para assar em casa em toda a Áustria nas lojas SPAR, EUROSPAR e INTERSPAR.

Desenvolvimento plant-based na Áustria

Uma pesquisa recente da Smart Protein sobre consumidores europeus revelou uma mudança contínua na dieta na Áustria, descobrindo que mais da metade dos austríacos reduziram o consumo de carne desde 2021. O estudo, realizado pela ProVeg International, em parceria com a Innova Market Insights, a Universidade de Copenhague e a Universidade de Ghent, mostrou que a Áustria está liderando o caminho no veganismo, com a população vegana aumentando de 3% para 5% desde 2021.

Também vale ressaltar, neste contexto, a abordagem contínua voltada para plantas adotada pela principal cadeia de supermercados austríaca, Billa, que avançou significativamente no mercado de produtos plant-based, especialmente ao longo de 2023, durante o qual abriu sua segunda loja totalmente à base de plantas, a BILLA PFLANZILLA, em Graz.

Em novembro, a Billa abriu um novo supermercado com uma área chamada “PFLANZILLA Welt” (Mundo PFLANZILLA), dedicada inteiramente a produtos plant-based, e revelou que mais 20 dessas áreas serão inauguradas em outras lojas em todo o país.

Startups austríacas empolgantes no espaço de alimentos alternativos incluem a Wunderkern e a Revo Foods, ambas com sucesso consistente ao longo de 2023. Em outubro, a Wunderkern introduziu a primeira alternativa de queijo à base de frutas secas disponível no varejo nacional, enquanto a Revo, como muitos de nossos leitores saberão, trouxe o primeiro produto impresso em 3D disponível nas prateleiras dos supermercados quando lançou seu filé de salmão impresso em 3D na Billa Pflanzilla.

“Estamos entrando em uma revolução criativa de alimentos, uma era em que os alimentos estão sendo produzidos exatamente de acordo com as necessidades do cliente. Não estamos apenas criando uma alternativa vegana; estamos moldando o futuro dos alimentos”, comentou Robin Simsa, CEO da Revo Foods.

Leia também:

Walkers lança linha de chips veganos “inacreditáveis” para o Veganuary

The Body Shop torna-se a primeira marca global de beleza 100% vegana certificada pela The Vegan Society

Dietas à base de vegetais: ar limpo e vidas salvas, revela estudo

Por Vitor Di Renzo em 4 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores