A Sokito, marca de roupas esportivas ecológicas, lançou uma chuteira vegana feita com materiais reciclados e de origem sustentável.

Chamada de Devista Vegan, a bota apresenta cabedal feito de uma alternativa de couro contendo 45% de nylon reciclado. O forro de camurça vegana é feito de 85% de garrafas plásticas, enquanto a palmilha de espuma é 20% de borracha reciclada. A base é feita com mamona, produzida com 87% de carbono renovável. Outros componentes do calçado, como o contraforte do calcanhar, a linha e os cadarços, também são feitos parcial ou totalmente de materiais reciclados.

A Devista Vegan é a primeira chuteira a ser certificada pela Vegan Society, e apenas a segunda no mundo a ser certificada como vegana por qualquer organização. É projetado no Reino Unido e eticamente feito à mão na Europa.

De acordo com Sokito, a chuteira possui recursos projetados para melhorar o desempenho do jogador, como um sistema de língua travada para aumentar a área da zona de ataque e melhorar o controle. Para maior conforto, o forro de camurça vegana oferece aderência antiderrapante, enquanto o sapato se molda à área ao redor dos dedos do pé do jogador para fornecer proteção.

Roupas esportivas veganas

Nos últimos anos, mais empresas têm visado o crescente mercado de equipamentos esportivos veganos. Há pouco mais de um ano, a Adidas lançou sua primeira chuteira vegana , desenhada por Stella McCartney e Paul Pogba, do Manchester United. Assim como o Devista Vegan, ele é feito com materiais parcialmente reciclados.

Anteriormente, em outubro, a Hylo, com sede no Reino Unido – co-fundada pelo ex-jogador de futebol profissional Michael Doughty – levantou £ 2,5 milhões para seus calçados esportivos veganos de baixo carbono . 2022 também viu o lançamento do que foi considerado o primeiro sapato de mountain bike vegano do mundo , fabricado pela marca alemã Doghammer. Os materiais usados no sapato incluem lona natural, cortiça e couro vegano.

De acordo com Jake Hardy, fundador da Sokito: “Queríamos construir uma chuteira em que os jogadores pudessem confiar tanto em termos de desempenho quanto de sustentabilidade. Passamos três anos desenvolvendo o Devista Vegan com atletas profissionais para criar um produto que tenha resultados em campo e reduza ao mínimo seu impacto no planeta”.

Ele acrescentou: “É importante que as marcas sejam mais transparentes sobre seus produtos e apoiem suas alegações de sustentabilidade. Estamos felizes em compartilhar os materiais que compõem nossas chuteiras e esperamos que isso incentive a indústria de chuteiras a melhorar seu jogo de sustentabilidade”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Leite vegetal representa uma ameaça para a indústria de laticínios

Mercado global de moda vegana atingirá US$ 835,7 bilhões até 2030

Unlimeat lança churrasco coreano e carne de porco plant-based

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Sokito

Por Ana Cristina Gomes em 20 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores