A Simulate, empresa conhecida pela marca de nuggets plant-based NUGGS, anunciou sua aquisição pela investidora de alimentos plant-based Ahimsa Companies.
Conforme relatado pelo Axios, a Simulate precisava de um grande aporte de capital e optou por vender a empresa em vez de buscar mais investimento. O acordo envolveu uma combinação de dinheiro e participação acionária, embora o valor da empresa não tenha sido divulgado.
“Ahimsa compartilha valores conosco e está comprometida com este setor e missão há muito tempo”, disse Sam Terris, cofundador e CEO da Simulate, à Vegconomist. “Procurávamos um parceiro que equilibrasse pragmatismo e otimismo — alguém que pudesse tornar a economia de proteínas alternativas viável em grande escala, e também disposto a investir em tecnologias de alto potencial. A Ahimsa se encaixou nesse perfil, com a infraestrutura necessária para o crescimento sustentável dos nossos ativos e disposição para investir em tecnologia emergente de retorno a longo prazo.”
Tecnologia de fibra
Em 2021, a Simulate captou US$ 50 milhões em uma rodada série B, que avaliou a empresa em mais de US$ 250 milhões. No entanto, a empresa ficou fora dos holofotes desde 2022, quando lançou uma linha de produtos para serviços de alimentação. Muitos consumidores relataram dificuldades em encontrar os NUGGS nas prateleiras, levantando dúvidas sobre a continuidade das operações.
“Estivemos focados em P&D, desenvolvendo nossa linha de produtos à base de fibra”, explicou Terris. “É uma nova tecnologia e levou tempo para ajustarmos os detalhes. Temos um peito de frango quase pronto para ser escalado, além de protótipos funcionais de outros formatos interessantes de carnes inteiras.”
Terris acrescenta que a Ahimsa tem planos de revitalizar a marca NUGGS, que ele acredita ter “grande potencial”. Isso pode incluir a expansão da linha de produtos.
“Precisamos melhorar os produtos”
A Ahimsa Companies realizou sua primeira aquisição no início deste ano, ao adquirir a Wicked Kitchen. Na época, a Ahimsa afirmou que “a consolidação impulsionará o sucesso da indústria de alimentos plant-based”. Segundo o Axios, a investidora planeja mais dois grandes acordos, um dos quais será anunciado no próximo mês.
Para a Simulate, a aquisição abre portas para aprimorar seus produtos e atrair um público maior.
“A adoção não está avançando conforme o cronograma que prevíamos”, disse Terris à Vegconomist. “Precisamos melhorar os produtos de maneira que realmente atraia os consumidores. As preocupações ambientais e de bem-estar animal têm pouca ou nenhuma influência sobre a maioria dos americanos. Portanto, se estamos tentando igualar o sabor e a textura da carne convencional, precisamos ser criativos e encontrar outras variáveis para melhorar significativamente.”
“Para substituir uma tecnologia já estabelecida, temos que desenvolver um produto inegavelmente superior. Temos algumas hipóteses que testaremos nos próximos anos.”
Confira a matéria publicada na Vegconomist.
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