A startup austríaca de tecnologia alimentar, Revo Foods, anunciou a abertura da que afirma ser a maior fábrica de impressão 3D de alimentos do mundo, localizada em Viena.
Chamada de TASTE FACTORY, a instalação utilizará a tecnologia de Estruturação 3D da Revo Foods, desenvolvida internamente. Quando estiver operando em plena capacidade, a fábrica poderá produzir até 60 toneladas de produtos por mês. Segundo a empresa, isso torna o local a primeira unidade de produção no mundo a aplicar a tecnologia de impressão 3D de alimentos em larga escala.
O processo de Estruturação 3D combina materiais como gordura e proteína para criar novas formas complexas, o que possibilita a produção de alimentos suculentos e com texturas inovadoras, como filés ou bifes à base de plantas. Um exemplo dessa tecnologia é a criação das camadas do salmão alternativo à base de micoproteína da Revo Foods, o THE FILET, cujas camadas podem ser separadas durante o cozimento.
Processo de produção flexível
Ao contrário de muitos métodos industriais, que utilizam altas temperaturas e pressão, a tecnologia da Revo Foods opera em condições mais suaves, ajudando a preservar os micronutrientes de matérias-primas naturais, como a micoproteína. A tecnologia também oferece maior flexibilidade para alterações nos produtos, uma vez que processos complexos podem ser automatizados. Isso permite a produção de uma variedade de alimentos utilizando a mesma máquina, sem necessidade de grandes mudanças no equipamento.
Grandes produtores de alimentos já demonstraram interesse na tecnologia de Estruturação 3D. A Revo Foods está atualmente colaborando com diversos parceiros para desenvolver produtos em conjunto, que devem ser apresentados no início de 2025.
A empresa aposta no micélio como ingrediente devido à sua densidade nutricional e consistência, que exige pouco processamento. Além disso, o micélio requer poucos recursos para crescer e se desenvolve rapidamente, podendo dobrar sua massa em apenas algumas horas.
“Para promover uma mudança real, acreditamos que sustentabilidade e prazer culinário devem andar juntos”, afirmou Niccolo Galizzi, chefe de tecnologia alimentar da Revo Foods. “Já estamos trabalhando em novas inovações com micoproteína, e com a tecnologia de Estruturação 3D, podemos criar produtos sob medida para o gosto dos consumidores. Focamos no sabor, nutrição e naquilo que torna a experiência culinária tão especial: acertar na textura e na sensação autêntica na boca.”
“Nova geração de inovações alimentares”
A nova versão do THE FILET será o primeiro produto a ser produzido na TASTE FACTORY. Essa alternativa ao salmão possui Nutri-Score A, é rica em proteínas, ômega-3, fibras e vitaminas B6, B9 e B12. O lançamento está marcado para 3 de outubro em mais de 500 lojas REWE na Áustria e também estará disponível para consumidores europeus na loja online da Revo Foods.
O lançamento ocorre após a introdução, no início deste ano, do THE KRAKEN, uma alternativa à base de micoproteína aos tentáculos de polvo. Na época, o produto foi descrito como desenvolvido com uma abordagem única de Estruturação 3D.
“Com a Taste Factory, estamos demonstrando que essa tecnologia funciona em escala industrial”, disse Robin Simsa, CEO da Revo Foods. “Isso abre caminho para uma nova geração de inovações alimentares. Com a Estruturação 3D, conseguimos criar texturas completamente novas usando ingredientes simples, mas ricos em nutrientes, como o micélio, tornando os produtos muito mais empolgantes.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Mais de 90% do desmatamento na Amazônia é causado pela criação de pastagens
Foreverland capta €3,4 milhões para lançar chocolate à base de alfarroba
Ex-Mondelez lança marca de confeitaria vegana e orgânica
Compartilhe: