A marca Linus é um empreendimento brasileiro que comercializa sandálias sustentáveis e veganas. 

A empresa foi fundada por Isabela Chusid após ter sido diagnosticada com frouxidão ligamentar — no qual o paciente consegue fazer movimentos mais amplos do que o normal — o médico que a atendia recomendou que não utilizasse mais chinelos ou andasse descalça. 

Logo, ela procurou sapatos com curvas de apoio para os pés, porém, não encontrou nada que a atendesse: as opções disponíveis não eram sustentáveis ou versáteis o suficiente. 

Formada em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a empreendedora decidiu solucionar essa questão para o consumidor, fundando a Linus em 2018 com um investimento de R$ 50 mil. Para isso, contou com o apoio de diversos profissionais, como ortopedistas, engenheiros de materiais, designers, especialistas em palmilhas, entre outros. 

As sandálias sustentáveis da marca

A empresa produz suas sandálias sustentáveis com PVC ecológico microexpandido, os produtos são todos veganos: a marca não realiza testes em animais e substitui todos os óleos plastificantes e lubrificantes por óleos vegetais. 

A embalagem é zero plástico, sendo que as etiquetas são feitas de papel semente (para o cliente plantar e cultivar margaridas), as fitas adesivas são fitas de papel e não há envio de panfletos desnecessários, as informações são impressas diretamente na caixa e na etiqueta. 

“Uma marca só é verdadeiramente sustentável quando ela é justa com sua cadeia produtiva, com sua comunidade de clientes e com o planeta. Da compra de matéria-prima até o dia a dia no escritório, aplicamos processos sustentáveis em cada área da Linus”, é informado em sua página de sustentabilidade. 

Contando com as certificações eureciclo (para compensar 200% do plástico e papéis que utilizam), o selo da PETA-Approved Vegan (certificando seus produtos como veganos) e a certificação Carbon Free (que garante que a empresa compensa todas as suas emissões de carbono), a Linus deu mais um passo em direção ao seu futuro: começou a comercializar em todos os países da União Europeia. 

Expansão para a Europa 

A marca realizou o anúncio dessa maneira por meio de sua newsletter

“Estamos super felizes em compartilhar essa novidade com você, que faz parte da história da Linus e dessa grande conquista. A partir de agora, é possível realizar compras em nosso site internacional e receber as Linus em todos os países da União Europeia. E o melhor: com as mesmas vantagens que temos por aqui — frete grátis comprando mais de 2 pares e primeira troca gratuita”. 

Inclusive, a expansão foi destaque na Vogue, onde foi informado que a empresa já tinha alguns pontos de vendas físicos em estabelecimentos multimarcas localizados em Portugal, Espanha e Estados Unidos. 

Ainda, o lançamento do e-commerce voltado a União Europeia ocorreu cinco meses depois das sandálias terem sido expostas na Semana de Moda de Nova York (NYFW), realizada em 2021, no desfile do estilista Carlton Jones. 

Isabela afirmou a Vogue que a empresa decidiu realizar essa ação, após perceber a quantidade de buscas que vinham dos países da União Europeia em seu site. 

Atualmente, o e-commerce da União Europeia conta com as seguintes cores de sandálias: tabaco, marinho, areia, bordô, mostarda, tijolo, musgo e chumbo, também possuindo a opção de gift card (com valores de €55 a €220). 

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*Imagem de capa da Linus Musgo: Reprodução Linus / via Facebook @uselinus

Por Amanda Stucchi em 9 de fevereiro
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