A Mighty Drinks, startup de leite alternativo da Inglaterra, levantou £ 4,5 milhões em um adicional de uma rodada seed. Atualmente, a empresa já conseguiu levantar £ 8 milhões. 

A rodada foi liderada pela Bitburger Ventures e Schadeberg Family Office, com participações da VRD Ventures, Latsco Family Office, SFO GmbH, Döhler Ventures e Beyond Investing. 

A empresa escreveu em um comunicado: “Este capital será usado para dar continuidade à nossa missão de criar estimulantes produtos à base de plantas, nutricionalmente melhores para você, sempre sustentáveis e com ótimo sabor. Os fundos levantados também ajudarão a impulsionar a expansão internacional da Mighty na União Europeia e lançar uma gama empolgante de ‘leite’ hiper-realista de próxima geração com os principais varejistas no início do próximo ano!”. 

O leite hiper-realista será criado com a fermentação de precisão, uma tecnologia que está cada vez mais em alta. 

Conforme a RethinkX, em seu relatório Rethinking Food and Agriculture, a indústria de fermentação de precisão dos Estados Unidos criará, pelo menos, 700 mil empregos até 2030, sendo que até esse mesmo período os custos de alimentos e outros produtos elaborados com fermentação de precisão serão de 50 a 80% mais baratos do que os produtos de origem animal. 

Fundadores da Mighty

Imagem: Divulgação Mighty Drinks 

Mercado de leite alternativo 

Quer saber mais sobre o mercado de leite alternativo? Iremos te contar mais! 

Conforme a Fact.Mr, o mercado de laticínios à base de plantas foi avaliado globalmente em  US$ 11 bilhões em 2020, sendo que a previsão é que esse mercado atinja US$ 32 bilhões até o final de 2031, crescendo a um CAGR de 11% durante o período previsto. 

Os fatores que impulsionam esse mercado são os seguintes: 

  • Aumento de casos de intolerância a lactose. 
  • Alergias ao leite em bebês. 
  • Preocupações ambientais. 
  • Preocupações com o teor de colesterol alto no leite de origem animal e a presença de hormônios nesses produtos. 
  • Conscientização dos benefícios de uma dieta vegana. 
  • Popularidade de alimentos orgânicos. 

O The Guardian também falou sobre o mercado britânico, região onde a startup Mighty Drinks está localizada, segundo uma pesquisa da Mintel, um em cada três britânicos bebem leite de origem vegetal. 

Isso demonstra que o mercado global — incluindo o britânico — está se expandindo. 

Sobre a Mighty Drinks 

Antes do nome Mighty Drinks, a empresa se chamava Mighty Pea — ervilha poderosa, em tradução livre — no início de sua trajetória em 2018, a marca começou com a comercialização do leite de ervilhas. 

A startup de leite alternativo foi fundada por Tom e Nick Watkins, dois irmãos com intolerância a lactose, eles acreditavam que as alternativas aos laticínios não eram das melhores, não cumprindo os requisitos de nutrição, sabor ou funcionalidade. 

Portanto, decidiram fundar a marca e descobriram que as ervilhas amarelas tinham muita proteína. 

Em seu blog, a empresa comentou que a ervilha traz 6 gramas de proteína em cada porção de 250 ml de leite da marca. É dito: “Compare isso com leite de amêndoas com 2,5 gramas  [de proteína] ou leite de aveia com 3 gramas”. 

O portfólio da empresa é composto pelos seguintes produtos: leites de diversos tipos (aveia, original, barista e sem açúcar), shakes (banana & aveia e também de chocolate), pó de proteína (chocolate, frutas e caramelo salgado), bem como kits pré-montados. 

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*Imagem de capa: Divulgação Mighty Drinks / via Vegconomist

Por Amanda Stucchi em 7 de dezembro
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