A Uncommon, startup de agricultura celular que está transformando a inovação celular em produtos de carne apetitosos e ecologicamente corretos, levantou US$ 30 milhões em uma rodada de investimento da Série A.
A Série A da Uncommon foi liderada pela Balderton Capital e Lowercarbon Capital, com a participação da Red Alpine, East Alpha e investidores anteriores, incluindo Max e Sam Altman, da OpenAI, bem conhecidos por seu trabalho com o ChatGPT, juntamente com Miray Zaki e Sebastião Castiglioni. O novo investimento apoiará os esforços da Uncommon para suas ofertas aprimoradas, expandirá a produção e enfrentará os desafios do processo de aprovação regulatória.
Agricultura celular
Anteriormente conhecida como Higher Steaks, a Uncommon está pronta para revolucionar o mercado global de carne suína com sua abordagem inovadora. Em um mundo onde os consumidores alimentos acessíveis, de alta qualidade e elevados disponíveis, a Uncommon oferece uma solução revolucionária. A empresa utiliza tecnologias de RNA com uma patente pendente para produzir bacon e barriga de porco a partir de uma única amostra de célula animal, prometendo um futuro mais sustentável e ético para a indústria da carne.
No cerne da estratégia inovadora da Uncommon está o RNA, a molécula que desempenha um papel fundamental na instrução das células para produzir proteínas. A empresa tem a capacidade de desenvolver produtos cárneos saborosos que podem rivalizar com a carne convencional em termos de preço, além de ter uma escalabilidade mais rápida. Essa tecnologia permite oferecer alternativas mais seguras e saudáveis, sem a necessidade de acompanhar a educação genética.
De acordo com Benjamina Bollag, fundadora e CEO da Uncommon: “Nossa abordagem única para a agricultura celular reduz drasticamente as matérias-primas necessárias para a produção alternativa de proteínas e elimina a necessidade de antibióticos e produtos de origem animal. Como a única carne cultivada que utiliza tecnologias de RNA , acreditamos que temos uma vantagem competitiva que pode nos ajudar a nos tornar a maior empresa de proteínas do mundo. Estou satisfeito com o progresso que fizemos como empresa e espero trabalhar com nossos investidores novos e existentes para fazer a diferença na saúde global”.
Revolucionando o mercado
A Uncommon tem um compromisso não apenas em criar produtos saborosos e saudáveis, mas também em abordar o impacto ambiental da indústria da carne. A carne cultivada pela Uncommon requer apenas uma receita dos recursos utilizados na pecuária convencional, o que permite uma contribuição significativa para a redução das emissões de carbono em escala global. Dessa forma, a Uncommon está ativamente trabalhando para promover a sustentabilidade e mitigar os negativos no meio ambiente.
Além disso, a Uncommon tem como objetivo ir além da sustentabilidade. Até 2035, a empresa pretende conquistar uma participação de 5% no mercado global de carne suína por meio de seus produtos de carne cultivada. A estratégia da Uncommon envolve aproveitar o crescimento da indústria de carne cultivada, que é imaginada em $ 427 bilhões até 2040. Com o valor captado, eles planejam aumentar a produção, expandir sua equipe e reduzir o custo dos produtos.
De acordo com Michael Sidler, sócio da Redalpine: “A abordagem nova da Uncommon tem potencial para revolucionar a indústria de carne cultivada. Superando assim, os notórios obstáculos de escalabilidade e preços que as empresas desse campo enfrentam”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Mun e Bela Gil se unem para levar saúde e tempê ao prato dos brasileiros
CEO da Mun visita Embaixada da República da Indonésia para tratar sobre tempê no Brasil
A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Uncommon