Marcas estão em busca de soluções em logística reversa para impulsionar economia circular no nosso país!

Atualmente, o Brasil produz cerca de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, de acordo com um estudo realizado em 2022 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estar prestes a completar 13 anos em agosto de 2023, apenas 4% desses resíduos são reciclados ou reaproveitados.

A Lei Federal 12.305, que criou a PNRS, é um marco na gestão de resíduos sólidos, estabelecendo normas sobre a responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes em relação aos resíduos gerados pelo consumo de seus produtos. No entanto, a aplicação e execução da lei dependeu da celebração de acordos setoriais.

Economia circular

No entanto, apesar de alguns setores, como o de pilhas, baterias e óleos lubrificantes, terem assinado acordos setoriais federais, nem todas as empresas o fizeram. O acordo setorial mais importante, que diz respeito às embalagens utilizadas em diversos segmentos, não progrediu. Não há previsão por parte da entidade gestora sobre a obrigação das indústrias de abastecimento, distribuidoras e comerciantes de embalagens.

Algumas marcas têm demonstrado preocupação com o ciclo de vida de seus produtos e incentivam o consumo consciente. Essa tendência se deve em parte à pressão exercida pelos próprios consumidores, uma vez que 91% deles preferem adquirir produtos de marcas que adotem práticas conscientes em relação ao meio ambiente, segundo um levantamento realizado pela Microsoft Advertising em parceria com a Dentsu Internacional.

Cases do mercado

Entre os cases desse mercado, destacam-se as marcas Positiv.a, produtos para limpeza e autocuidado, e a Nude, foodtech que produz alimentos à base de aveia. As duas empresas são certificadas com o Selo B, que reconhece negócios que atendem aos altos critérios de responsabilidade social, ambiental e tentam equilibrar lucro e propósito, Positiv.a e Nude se uniram em uma campanha de logística reversa de embalagens. Em abril, as marcas inauguram 3 pontos com o objetivo de coletar de resíduos positiv.a e Nude, em pontos de venda. São eles: Instituto Chão, Instituto Feira Livre e Kineo.

Os pontos de coleta são gerenciados pela Musa, serviço de gerenciamento de resíduos que garante 100% de reúso para os resíduos e neutralização de carbono. Considerando que a positiv.a utiliza papéis reciclados nas embalagens, com zero plástico em algumas e outras com plásticos retirados do meio-ambiente, esse é um grande avanço para a marca em seu ciclo de vida dos produtos e embalagens.

De acordo com Marcella Zambardino, cofundadora e Diretora de Impacto da positiv.a, empresas de produtos ecológicos têm mais responsabilidade ao pensar na logística reversa. “Os clientes da positiv.a sempre perguntam sobre destino de embalagem e nossa grande bandeira é a Economia Circular. Materializar esse projeto é um sonho e esse é o início do que queremos alcançar no Brasil, esse país de tamanho continental. A proporção do país dificulta o financiamento dos projetos de logística reversa total das empresas, por isso a junção de marcas para unir esforços e encontrar soluções é um caminho que acredito demais”, comenta Marcella.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas metas de mitigação climática, a foodtech Nude se tornou a primeira marca da América Latina a calcular todas as etapas da cadeia produtiva e imprimir a pegada de carbono na embalagem. De acordo com Mariana Spignardi, diretora de sustentabilidade da empresa, parte significativa do impacto ambiental dos produtos da Nude é decorrente da destinação das embalagens.

“Ao destinar corretamente as embalagens para a reciclagem, é possível reduzir este impacto. Por meio desta iniciativa, conseguimos expandir a coleta e a destinação correta das embalagens, amplificando pontos de entrega voluntária-PEV e o diálogo sobre o tema. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas são responsáveis por 22% da reciclagem de embalagens, a Nude se responsabiliza por 100%”, explica.

Além disso, segundo a Abrelpe, cerca de 40% dos resíduos do Brasil, acabem em aterros ou lixões a céu aberto. Dados divulgados em Davos, no Fórum Econômico Mundial, que apontaram que em 2050 serão mais plásticos do que peixes nos Oceanos, se tornarão realidade.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Nude

Por Ana Cristina Gomes em 28 de abril
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