Um novo estudo envolvendo 7.341 participantes dos EUA, conduzido como parte do Understanding America Study (UAS), revelou que produtos alimentares sem carne e laticínios têm mais chances de serem escolhidos quando rotulados como “saudáveis” e “sustentáveis” em vez de “veganos” ou “plant-based”.

Os participantes do estudo escolheram entre uma cesta de presente gourmet sem produtos de carne ou laticínios e outra contendo esses produtos, sendo a primeira rotulada de cinco maneiras: “vegano”, “plant-based”, “saudável”, “sustentável” ou “saudável e sustentável”. Os resultados foram reveladores: apenas 20% e 27% dos participantes optaram pela cesta rotulada como “vegana” ou “plant-based”. Em contraste, rótulos enfatizando benefícios – “saudável” (42%), “sustentável” (43%) e “saudável e sustentável” (44%) – aumentaram significativamente a probabilidade de escolher a opção sem carne e laticínios.

Essas descobertas foram consistentes em vários grupos socioeconômicos, mas foram mais evidentes entre aqueles que se identificam como consumidores de carne vermelha, destacando o potencial de rótulos focados em benefícios para mudar hábitos alimentares em direção a opções mais sustentáveis e saudáveis.

Comparação com estudos anteriores

Há alguns meses, um estudo da Universidade de Queensland relatou descobertas semelhantes, afirmando que termos como “vegano”, “vegetariano” e “livre de carne” desencorajam os consumidores de carne, que sentem que esses pratos não são destinados a eles ou que serão sem graça e sem sabor. Mesmo entre estudantes, há frequentemente hesitação em selecionar alimentos rotulados como veganos, percebendo-os como exclusivos para quem segue um estilo de vida vegano, conforme Skye Grundy do Distrito Escolar do Condado de Manatee.

A nova pesquisa destaca a importância de ir além dos rótulos focados no conteúdo (“vegano” ou “plant-based”) que podem carregar certos estereótipos ou percepções negativas. Estudos anteriores, incluindo os realizados por Kerry e YouGov Australia, indicaram uma relutância de alguns consumidores em escolher produtos rotulados como veganos devido a dúvidas sobre sabor e satisfação.

Financiado pelo USC Wrigley Institute for Environment and Sustainability e apoiado pela National Science Foundation e pelo USC Schaeffer Center for Health Policy and Economics, este estudo sugere que a forma como os alimentos são rotulados pode influenciar significativamente as escolhas do consumidor, apresentando estratégias para profissionais de marketing e formuladores de políticas alimentares.

Encontre o estudo completo aqui.

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