A Rashki, marca de moda comprometida com a sustentabilidade, uniu-se à Atma Leather para lançar uma nova linha de bolsas feitas de couro de banana, uma inovação que se destaca por ser a primeiro da Índia.

A Índia é o maior produtor mundial de bananas, e a produção de cada tonelada de fruta gera cerca de quatro toneladas de resíduos. A Atma enxergou uma oportunidade de desperdiçar esses resíduos e transformá-los em fibras, criando assim uma alternativa de couro livre de petróleo.

Couro de banana

Após uma extensa pesquisa e desenvolvimento, foi criado o Banofi, um tipo de couro composto por 60% de fibras de banana, 20% de aditivos naturais e 20% de aditivos sintéticos não derivados do petróleo. Esse material consome 85% menos água e emite 85% menos dióxido de carbono do que o couro animal.

A Rashki já lançou uma linha de bolsas com o Banofi, incluindo modelos como a bolsa crossbody, a bolsa Unica Eco e a bolsa Fede. Os preços variam entre INR 2.000 – INR 10.000 e inicialmente estão disponíveis apenas no site da marca, mas em breve estarão disponíveis em outros mercados.

Couro vegano na Índia

Anteriormente, em 2018, a marca indiana de calçados veganos PAIO afirmou que havia um grande mercado para calçados de couro sintético na Índia. Recentemente, várias marcas indianas investiram em alternativas ao couro animal, como a RapidBox, marca de moda e roupas esportivas, que lançou uma linha de tênis feitos com couro vegano, e a casa de moda Anita Dongre, que apresentou uma coleção de bolsas e cintos produzido com a alternativa de couro sustentável Mirum.

De acordo com Rahul Jain, cofundador da Rashki: “Como uma das marcas de estilo de vida sustentável mais amadas da Índia, tocamos a vida de 40.000 consumidores com nossas bolsas e acessórios veganos e livres de crueldade e estamos sempre ansiosos para fazer mais. Estamos entusiasmados para criar uma nova linha de bolsas de couro à base de plantas e sem crueldade que prometem impressionar.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Steakholder Foods produz primeiro filé de peixe cultivado impresso em 3D

Conheça 3 empresas que captaram investimento pela Vegan Business

Desperdício de alimentos representa 50% dos gases do efeito estufa

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Rashki

Por Ana Cristina Gomes em 26 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores