A Quazy Foods, uma startup de biotecnologia sediada em Berlim, anunciou uma captação de € 800 mil em financiamento pré-semente para cultivar microalgas e desenvolver ingredientes funcionais para alimentos à base de plantas e outras aplicações.

A ProVeg International, a Antler e a Sprout & About Ventures lideraram a rodada, com investimentos adicionais de business angels. Além desse capital recém-captado, a Quazy Foods é oficialmente cofinanciada pela União Europeia.

Com os novos fundos, a Quazy Foods expandirá a produção para a fase piloto e desenvolverá as primeiras amostras de seu ingrediente de microalgas. Além disso, a startup anunciou que fará contratações estratégicas para sua próxima fase de crescimento.

Berenike Zimmer, co-fundadora da Quazy Foods, compartilhou: “As microalgas combinam perfis nutricionais excepcionais com propriedades funcionais extraordinárias, o que as predestina como uma poderosa fonte renovável do futuro. Com a Quazy Foods, queremos desencadear esse potencial, agora.”

Alimentando uma população em crescimento

Zimmer e Arvid Seeberg-Elverfeldt fundaram a Quazy Foods no final de 2021 para desenvolver alternativas sustentáveis aos ingredientes de origem animal e sintéticos.

Em sua jornada, a Quazy Foods conseguiu produzir proteínas de alta qualidade e ingredientes compostos funcionais através da fermentação de biomassa e cepas proprietárias de microalgas.

As microalgas crescem mais rapidamente do que as plantas e significativamente mais rápido do que os animais, enquanto a fermentação oferece inúmeras vantagens de sustentabilidade, incluindo menos uso de terra e excelente eficiência de recursos. Aproveitando essas vantagens, a Quazy Foods visa contribuir para a construção de um sistema alimentar sustentável e um planeta saudável.

“As microalgas têm o potencial de ser um ingrediente alimentar poderoso com fortes credenciais de sustentabilidade”, comentou Divya Murthy, Co-Head e Investments Lead na ProVeg Incubator.

Segundo a Quazy Foods, seus ingredientes de microalgas permitirão que empresas de alimentos e bebidas ofereçam produtos à base de plantas nutricionalmente melhores e inteiramente novos, de forma sustentável, para uma população em constante crescimento.

Frederik Brandis, Diretor Associado da Antler, afirmou: “A Quazy Foods está desenvolvendo produtos de classe mundial para enfrentar um desafio que definirá a humanidade nas próximas décadas. Encontrar formas novas e inovadoras de alimentar a população global poderia transformar nossos hábitos alimentares e salvar o planeta no processo.”

Leia também:

Webinar: investimentos de impacto positivo

O que você precisa saber sobre alimentos processados ​​e ultraprocessados?

Dieta à base de plantas pode reduzir ondas de calor pós-menopausa

Por Vitor Di Renzo em 24 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores