Uma pesquisa realizada pela dupla de chefs especializados em culinária vegana, BOSH!, descobriu que quase metade da população vegana do Reino Unido (49%) é composta por homens.

Com base em uma pesquisa que envolveu 2.400 pessoas, os resultados são surpreendentes, já que historicamente as mulheres são mais propensas a escolher uma dieta sem carne. Um estudo publicado pela Vegan Society no ano passado revelou que os homens enfrentam pressão social para se conformarem a expectativas masculinas, incluindo o consumo de carne. Muitos homens afirmaram que o medo de estigmatização os impediu de adotar uma dieta vegana.

Além disso, um estudo recente de pesquisadores da Universidade de Zurique descobriu que as diferenças de gênero no consumo de carne são mais significativas em países com maiores níveis de igualdade de gênero e desenvolvimento social e econômico. Os pesquisadores teorizam que as pessoas nesses países têm mais oportunidades de expressar suas preferências alimentares, resultando em um maior consumo de carne entre os homens e um menor consumo entre as mulheres.

No ano passado, uma pesquisa da Vegan Society indicou que apenas 37% dos veganos no Reino Unido eram homens; no entanto, a organização também descobriu que 41% dos homens no Reino Unido estavam interessados em uma dieta vegana. É possível que alguns homens sigam uma dieta predominantemente plant-based, mas não se considerem veganos, o que pode explicar algumas das discrepâncias entre os estudos. Diferenças nos métodos de seleção de amostras também podem influenciar os resultados.

Londrinos adotam dietas veganas

A pesquisa da BOSH! também revelou que Londres tem as taxas mais altas de adoção de dietas veganas. Na capital, 15% dos entrevistados afirmaram ter adotado uma dieta plant-based, seguido por 14% no Sudeste da Inglaterra e 11% no Noroeste. No entanto, as taxas de adoção são baixas na Irlanda do Norte (2%), no Nordeste da Inglaterra (4%) e no País de Gales (5%).

Quase metade (49%) dos adeptos das dietas veganas disse ser motivada principalmente por preocupações com a saúde. Versões veganas de pratos tradicionais, como o café da manhã inglês completo, representaram mais da metade das refeições sem carne, enquanto a pizza respondeu por um terço das escolhas.

“É realmente encorajador saber que uma proporção significativa de homens está interessada em adotar o veganismo, mas estamos cientes de que ainda há trabalho a ser feito, não apenas para apoiar o público em geral na adoção de um estilo de vida vegano saudável, mas especialmente os homens que são expostos às pressões da masculinidade tradicional”, disse Hannah Montgomery, gerente de campanhas da Vegan Society, no ano passado.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

GFI apoia pesquisa para marmoreio realista em carnes vegetais

Descoberta científica promete revolucionar queijos veganos

Tate & Lyle adquire CP Kelco por US$ 1,8 bilhão

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores