O mercado de chocolates veganos está crescendo rapidamente, a expectativa é de que a indústria global alcance US$ 4 bilhões até 2032. Mas, quais os principais impulsionadores desse mercado?

A ProVeg International está pesquisando os principais motivos para o crescimento do mercado de chocolate à base de plantas. Através desse conhecimento, as empresas buscam entender melhor como abordar o público-alvo, desenvolver e comercializar produtos dentro desse mercado.

Chocolates veganos

Uma das motivações mais significativas para os consumidores optarem por produtos de chocolate sem laticínios é, surpreendentemente, o foco na saúde.

O crescente interesse pela saúde está impulsionando a demanda dos consumidores por opções de lanches mais saudáveis e por chocolates de alta qualidade. Como resultado, buscam chocolate à base de plantas, como alternativas mais saudáveis em comparação às variedades convencionais que contêm laticínios.

Pesquisas indicam que 86% dos consumidores em todo o mundo consideram importante que o chocolate seja saboroso e saudável. Os produtos de chocolate escuro à base de plantas estão se tornando cada vez mais atraentes para os consumidores, uma vez que foram descobertos como fonte de nutrientes benéficos para a saúde.

O aumento no número de consumidores com alergias ao leite está impulsionando ainda mais a demanda por chocolates à base de plantas, pois os consumidores procuram opções deliciosas de confeitaria que não contenham leite.

Qualidade premium

Diversos mercados ao redor do mundo, com destaque para a Europa, têm demonstrado uma preferência por produtos de chocolate à base de plantas de alta qualidade, especialmente aqueles feitos com grãos de cacau orgânicos ou de origem única.

Essa tendência é impulsionada principalmente pela crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde e pelo desejo de consumir produtos que sejam considerados “melhores para você”, os quais geralmente possuem características premium. No entanto, essa tendência pode diminuir ligeiramente nos próximos anos, à medida que a renda disponível dos consumidores diminua.

Recentemente, estudos revelaram um dado interessante: 55% dos consumidores consideram os chocolates com variedade de sabores e texturas mais sofisticados, atribuindo uma importância fundamental ao sabor e à textura para o sucesso dos produtos de chocolate à base de plantas premium.

Mercado de chocolates veganos no Brasil

No Brasil, uma das marcas que se destaca na produção de chocolates veganos é a Super Vegan!

A empresa, fundada em 2018 pela empresária Juliana Salgado, levantou um total de R$ 1,5 milhão em uma rodada seed, que contou com investimento do fundo britânico Veg Capital e com umarodada aberta através da plataforma da Vegan Business.

A marca possui em seu portfólio 11 sabores de barras de chocolate, através do e-commerce você também encontra chocolates 1 kg e 5 kg. Além disso, a marca possui pontos de venda em todo país!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Dia do Hambúrguer: conheça 7 marcas de hambúrgueres veganos

Pequenas mudanças para tornar sua casa mais sustentável

Desperdício de alimentos representa 50% dos gases do efeito estufa

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 30 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores