A empresa alemã OPW Ingredients, especializada na produção, comercialização e desenvolvimento de proteínas vegetais, óleos e farinhas, afirma que sua proteína de amêndoa elimina problemas comuns na produção de macarons veganos, como rachaduras nas cascas e imperfeições na superfície.
A proteína de amêndoa da OPW possui 50% de teor proteico e uma cor clara, o que a torna ideal para diversas aplicações, segundo a empresa. Com um sabor neutro e uma textura agradável, ela possibilita o desenvolvimento de produtos com rótulo limpo, reduzindo a necessidade de aditivos como corantes, realçadores de sabor e espessantes, graças às suas propriedades de retenção de água.
Com o crescente interesse por transparência nos ingredientes e a demanda por opções veganas em alta, a proteína de amêndoa da OPW pode ser um recurso valioso para fabricantes de doces na evolução dos macarons veganos, atendendo às necessidades de consumidores e produtores.
O mercado global de macarons deve crescer de US$ 1.023,6 milhões em 2023 para US$ 1.652,0 milhões até 2032, segundo a OPW, impulsionado pela inovação em ingredientes, especialmente aqueles voltados para o público vegano.
Equilíbrio entre textura e estética
“A produção de macarons é notoriamente desafiadora, com problemas comuns como cascas rachadas, deformadas e instáveis. Esses problemas são ainda mais acentuados na criação de versões veganas, já que os macarons tradicionais dependem fortemente das claras de ovo para sua estrutura”, explica Victoria Mac, gerente de produtos da OPW Ingredients.
“Na OPW Ingredients, desenvolvemos uma solução com nossa proteína de amêndoa, que não só oferece uma alternativa vegetal, mas também melhora significativamente a textura, estabilidade e aparência das cascas dos macarons veganos. Essa inovação garante que os macarons veganos possam manter o delicado equilíbrio entre textura e estética esperado pelos consumidores, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção e aumenta o valor nutricional.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Mycorena é adquirida pela empresa de fermentação Naplasol
Big Idea Ventures e parceiros lançam programa de inovação em alimentos para pets
A revolução plant-based está só começando
Compartilhe: