A ProFuse Technology, uma biotecnologia israelense especializada no crescimento de tecido muscular, anuncia o lançamento de uma nova linha de células bovinas para o cultivo de carne.

Denominada PROFUSE-B8 e considerada um desenvolvimento pioneiro, a linha de células surge a partir de células mioblastas bovinas espontaneamente imortalizadas, sem o uso de tecnologia de modificação genética.

Conforme explicado pela empresa, a linha de células bovinas passou por extensa pesquisa e testes ao longo de dois anos, resultando em uma base estável e robusta para o desenvolvimento de processos escaláveis e repetíveis de crescimento muscular. Além disso, quando combinada com o PROFUSE-S1, um suplemento de mídia para diferenciação muscular, a linha de células B8 acelera a produção de tecido muscular, aumentando a eficiência em períodos mais curtos.

Aprimorando o crescimento muscular

Fundada em 2021 por Tamar Eigler-Hirsh, CTO e co-fundadora, e Guy Nevo Michrowski, CEO da empresa; a ProFuse Technology se especializa em criar soluções para o crescimento muscular nas indústrias de carne cultivada e ciências da vida. Em outubro de 2022, a empresa captou $3 milhões em financiamento semente liderado pelo Green-Circle, um fundo de tecnologia alimentar sediado em Nova York.

Além disso, a ProFuse Technology colabora com outras empresas, integrando suas soluções aos seus processos de produção ou para o desenvolvimento de tecnologias.

Um exemplo é a tecnologia de crescimento 3D em andaimes da empresa, desenvolvida em parceria com a empresa estoniana de tecnologia de nanofibras Gelatex Technologies. Essa tecnologia de andaimes é conhecida por acelerar o tempo de crescimento muscular em cinco vezes, permitindo a produção de carne cultivada em 48 horas e reduzindo o tempo usual em 80% quando usada junto com a mídia de cultura de células e protocolos de crescimento da ProFuse.

O futuro dos alimentos à base de células

A empresa israelense também anunciou que está desenvolvendo ativamente linhas de células otimizadas para a produção muscular de frango, porco, cordeiro e peixe para expandir ainda mais os produtos de carne cultivada.

O lançamento do PROFUSE-B8 traz oportunidades para novos desenvolvimentos, pois existem poucas linhas de células comerciais disponíveis. E, como destaca o Good Food Institute, obter células é um desafio para as empresas de carne cultivada.

Em um campo semelhante, a empresa sediada no Reino Unido, Extracellular, em parceria com a empresa de biotecnologia britânica Multus, lançou bancos de células sem licença no ano passado, oferecendo células primárias de vaca, porco e ovelha para apoiar a pesquisa e desenvolvimento de carne cultivada.

Eigler-Hirsh comenta: “Nosso compromisso com a inovação e produtividade é evidente no desenvolvimento desta linha de células inovadora, e estamos confiantes de que ela moldará o futuro da produção de proteínas à base de células.”

O PROFUSE-B8 já está disponível para licenciamento.

Leia também:

Oatly lança bebida de aveia orgânica para baristas

Impossible e Exército dos EUA oferecem opções plant-based para tropas no exterior

Yali Bio lança gordura de leite materno à base de levedura

Por Vitor Di Renzo em 8 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores