A Yali Bio, uma startup de biotecnologia dos EUA que desenvolve ingredientes sustentáveis usando leveduras em fermentação de precisão, anuncia uma inovação revolucionária para a nutrição infantil: um análogo bioidêntico da gordura do leite materno humano conhecido como OPO.
A Yali Bio afirma que seu OPO derivado de levedura otimizará e aprimorará o valor nutricional das fórmulas infantis, melhorando os resultados de saúde dos bebês; segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 130 milhões de recém-nascidos são alimentados com fórmula infantil, pelo menos parcialmente.
O OPO, cientificamente denominado 1,3-dioleolil-2-palmitato, é naturalmente encontrado em altas concentrações no leite materno e desempenha um papel crucial na absorção de nutrientes e na saúde geral dos bebês. No entanto, de acordo com a Yali Bio, uma fonte economicamente viável de OPO para fórmulas infantis ainda não está disponível, com a maioria dos produtos dependendo de gorduras derivadas de óleos vegetais ou leite de vaca, que não contêm níveis ideais dessa gordura nutritiva.
Vale ressaltar que na semana passada, a empresa de biotecnologia californiana Checkerspot anunciou um análogo de OPO desenvolvido por meio de fermentação de microalgas, prometendo revolucionar a nutrição infantil com gorduras do leite materno humano.
Um novo especialista para impulsionar inovações
A Yali Bio também anunciou que o Dr. Lorin DeBonte ingressou na empresa em janeiro como Vice-Presidente Sênior de Inovação para ajudar a levar o análogo da gordura do leite materno humano e outros produtos ao mercado.
O Dr. DeBonte já atuou como Líder de P&D na Cargill. Sua expertise abrange alimentos, ingredientes e genética de culturas. Ele também trabalhou no desenvolvimento de vários óleos de alta performance para a indústria de serviços alimentícios. Além disso, o Dr. DeBonte possui um impressionante histórico, com mais de 100 patentes e reconhecimento notável da American Oil Chemist Society (AOCS) por suas contribuições para aplicações comestíveis.
A nomeação de DeBonte segue a contratação do Dr. Don DiMasi, líder em bioeconomia e ex-executivo da Impossible Foods, como Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Biorrefinaria para expandir as gorduras sem uso de animais da Yali Bio.
“Estou animado por me juntar à Yali Bio e aproveitar nossa plataforma de fermentação de precisão para criar a próxima geração de ingredientes de gordura e lipídios. Estou ansioso para trabalhar com nossos clientes no desenvolvimento de suas próximas formulações com nossas linhas de produtos de gordura personalizadas”, compartilha DeBonte.
Gorduras sem uso de animais para diversos mercados
Fundada em 2021, a Yali Bio projeta lipídios e gorduras para a indústria plant-based usando leveduras, fermentação de precisão e matérias-primas neutras em carbono. No ano passado, a empresa captou $3,9 milhões em uma rodada inicial liderada pela Essential Capital, totalizando $5 milhões em captações.
As gorduras da empresa já foram utilizadas para criar versões mais sustentáveis e livres de animais de leite, sorvete, manteiga e foie gras.
O Dr. Yulin Lu, CEO da Yali Bio, comenta: “Estamos em um ponto crucial no crescimento de nossa empresa, que está evoluindo de uma inovadora de plataforma com sólidas provas científicas de conceito, para um negócio que pode atender a diversos mercados na alimentação e nutrição.”
A Yali Bio recebeu uma bolsa do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, mais especificamente do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, para a pesquisa e desenvolvimento da gordura OPO.
Leia também:
Danone Canadá lança iogurte grego Silk com proteína de ervilha
VegTech Invest incentiva empresas a diversificarem proteínas
Handtmann apresentará inovações em processamento de alimentos na Anuga FoodTec
Compartilhe: