Uma nova pesquisa realizada pela empresa de tecnologia de alimentos SuperMeat descobriu que 86% dos chefs americanos estão interessados em servir carne cultivada, aves ou frutos do mar aos clientes.

Conduzida com a consultoria de pesquisa de mercado Censuswide, a pesquisa ouviu opiniões de 251 chefs e profissionais de alimentos dos EUA. Os resultados encontrados:

  • 86% dos chefs estão interessados em servir carne ou aves cultivadas, com 22% deles dizendo que estão “muito interessados”
  • 84% considerariam substituir a carne convencional por carne cultivada em seus cardápios se os preços fossem semelhantes
  • 77% estariam dispostos a pagar um prêmio por carnes cultivadas, com dois terços dispostos a pagar 11-15% a mais

Além disso, os entrevistados indicaram que a segurança alimentar, as preocupações com o meio ambiente e a demanda dos clientes foram os principais motivadores para adicionar carne cultivada em seus cardápios.

Carne cultivada de frango

Ao avaliar os diferentes tipos de carne, 51% dos chefs estavam mais interessados em provar aves cultivadas. Porém, o estudo encontrou diferenças na preferência das carnes por região e o tipo de restaurante. Assim, as opções bovinas e exóticas sendo preferência dos profissioanis do sul (44%) e a suína, dos chefs de alta gastronomia (52%).

Para os chefs que trabalham com culinária americana, o frango foi a primeira escolha (64%), chefs de culinária italiana preferem frutos do mar (56%); chefs focados nas cozinhas japonesa, francesa e indiana preferiam carnes exóticas.

Crescimento da demanda

Em todo o país, 65% dos chefs relataram uma grande demanda por alternativas de carne nos últimos cinco anos. Em particular, 87% dos restaurantes do Centro-Oeste e 82% dos estabelecimentos de fast food relataram um aumento no interesse por alternativas à carne.

  • 86% dos chefs que cozinham principalmente culinária japonesa viram um aumento na demanda por alternativas à carne
  • 60% dos chefs dizem que usam ingredientes à base de plantas para criar suas próprias opções alternativas e 45% usam alternativas de carne plant-based embaladas/prontas para uso
  • 80% considerariam carne cultivada no lugar de alternativas à carne, se fossem uma opção

Além disso, a pesquisa revela otimismo em relação a carnes e aves cultivadas, com 79% acreditando que esses produtos estarão presentes em restaurantes e no setor de hospitalidade dentro de um ano.

Mercado em alta

De acordo com o Ido Savir, CEO da SuperMeat: “É ótimo ver o interesse e a positividade da comunidade culinária profissional pela carne cultivada. Isso demonstra que os chefs estão mais do que intrigados com a carne cultivada, logo entendem os benefícios e como resultado, estão prontos para vê-la servida nos restaurantes tradicionais. A SuperMeat está entusiasmada em continuar nosso trabalho para comercializar produtos cultivados e estar entre os primeiros a trazer essas opções para os menus nos EUA.”

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação SuperMeat

Por Ana Cristina Gomes em 31 de outubro
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