Já pensou em um peixe feito com fermentação?

A Better Nature, marca britânica de produtos de tempeh (alimento fermentado, feito de soja e água), levantou £350 mil da Innovate UK — agência governamental do Reino Unido focada em inovação — cujo um dos objetivos é auxiliar as empresas da região a crescer por meio do desenvolvimento e comercialização de novos produtos. 

O peixe feito com fermentação

Com o valor, a marca visa desenvolver um peixe feito com fermentação inspirado no tempeh, usando subprodutos da indústria alimentícia (os ingredientes não foram divulgados). Além disso, afirmou que o objetivo é que esse produto seja equivalente tanto de forma sensorial, física, visual e nutricional ao peixe, se não for um alimento ainda mais superior. 

“Desde que a Better Nature foi fundada, desenvolvemos novas tecnologias de fermentação de tempeh para fazer os melhores produtos de tempeh do mundo. Mas percebemos muito cedo que estávamos apenas arranhando a superfície […] Estamos muito gratos por esta doação de £350 mil que ajudará a comercializar a tecnologia revolucionária na qual estamos trabalhando até agora”, comentou Christopher Kong (CEO) em sua rede social profissional

Esse projeto de pesquisa e desenvolvimento está programado para ser executado até o ano de 2024, contando com o apoio de diversas empresas europeias de fermentação como: Neoalgae Micro Seaweeds Products, Nucaps Nanotechnology e o Centre of Food and Fermentation Technologies (Estônia), com a previsão de comercializar o peixe alternativo até 2026. 

Sobre a Better Nature 

A Better Nature foi fundada por Amadeus Driando Ahnan, Christopher Kong, Elin Roberts e Fabio Rinaldo. A ideia surgiu em 2018 e a primeira linha de produtos foi lançada em janeiro de 2020. 

“Acreditamos que a comida verdadeiramente extraordinária tem que fazer bem a você e ao planeta. Por isso, proteger o planeta é prioridade em tudo o que fazemos”, destacou a empresa. 

O empreendimento é a primeira marca sem carne classificada como carbono e plástico negativo do Reino Unido, já que compensam o dobro de plástico que produzem por meio de uma parceria com a rePurpose e a Waste4Change. 

Além disso, doam 1% da receita para o 1.000 Days Fund, organização sem fins lucrativos voltada para inventar, testar e aplicar soluções inovadoras e econômicas com o objetivo de auxiliar a acabar com o atraso no crescimento das crianças da Indonésia. 

O crescimento atrofiado é uma condição onde as crianças têm crescimento e peso inferior se comparado a outras da mesma faixa etária, causado pela má-nutrição. 

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*Imagem de capa: Divulgação Better Nature 

Por Amanda Stucchi em 24 de maio
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