Não é segredo para ninguém que a tecnologia pode nos ajudar em muitas situações: achar a receita daquele prato delicioso, recordar nossos compromissos do dia a dia, aprender algo novo, entre outros cenários. Pensando nisso, hoje falaremos sobre o aplicativo NuRótulo, voltado para auxiliar pessoas com restrições alimentares, bem como os veganos e vegetarianos.

“O público vegano poderá encontrar no aplicativo opções seguras para o consumo, adquirindo os produtos diretamente com os donos das marcas ou através do varejo. Além disso, encontrará restaurantes especializados com comidas veganas”, destacou o fundador Rodrigo Velludo de Figueiredo. 

O aplicativo já conta com a presença de marcas reconhecidas como a Organ (alimentos orgânicos, veganos e naturais), NoMoo (laticínios vegetais), Landê (creme de frutas plant-based), Legurmê (produtos orgânicos, naturais e veganos), entre outras. 

“Nosso grande diferencial é o banco de dados não colaborativo, ou seja, é o próprio dono da marca quem preenche as informações dos alergênicos dos produtos”, complementou Rodrigo. 

NuRótulo
Imagem: Divulgação NuRótulo

Como surgiu o aplicativo que auxilia as pessoas com restrições alimentares? 

O aplicativo, voltado para restrições alimentares, foi idealizado pela sócia Maira Figueiredo, sua filha foi diagnosticada com alergia a proteína do leite de vaca (APLV): “Eu perdia muito tempo lendo rótulo por rótulo de produtos, diante das gôndolas em supermercados”. 

Além disso, conforme noticiado pelo O Globo em 2018, uma análise feita pela Subsecretária de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) identificou que 60% de 3.100 rótulos de alimentos, dentro do município do Rio de Janeiro, eram classificados como insatisfatórios. Nesse número, 56% tinha algum tipo de inadequação de advertência sobre a presença de alérgenos. A situação demonstra a necessidade por mais clareza nos rótulos. 

Fundador e idealizadora do NuRótulo
Imagem de Rodrigo e Maira: Divulgação NuRótulo

Funcionalidades do aplicativo 

  • Sac 24 horas — aqui o usuário pode consultar de forma automática os rótulos de seus produto através da leitura do código de barras. 
  • Canal de busca (marketplace de produtos) — aqui é possível buscar produtos específicos, conforme a restrição alimentar. A informação está disponível por categorias e marcas. 
  • Geolocalização de restaurantes inclusivos — o usuário consegue encontrar os restaurantes inclusivos mais próximos de onde se encontra, ou gerar uma lista de produtos para entrega domiciliar e também retirada local. 
  • Geolocalização (marketplace com varejo) — da mesma forma, o usuário consegue encontrar as lojas mais próximas e gerar a lista de produtos para entrega domiciliar ou retirada local. 
  • Geolocalização (profissionais de saúde) — nessa parte, as pessoas conseguem encontrar profissionais de saúde: alergistas, dermatologistas, nutricionistas, imunologistas, pediatras, psicólogos e até veterinários para agendar consultas.
NuRótulo
Imagem: Divulgação NuRótulo

Afinal, qual foi o maior desafio enfrentado para criar a empresa? Rodrigo explicou que o principal desafio foi tirar do papel uma ideia que facilitasse o acesso de alimentos seguros e específicos para cada pessoa, já a maior recompensa é: “Auxiliar a população e vê-la recebendo seus produtos, com mais facilidade e segurança”.

Pensando nos planos para o futuro, a empresa deseja expandir o atendimento para os usuários, não apenas aqui no Brasil, mas, também fora do país.

“O que nos move é saber que cada pessoa, que hoje se sente sem opção de consumo seguro, sinta-se livre em poder escolher aquilo que mais desejar a apenas um clique”, concluiu o empreendedor. 

É possível baixar o aplicativo pela App Store e pela Play Store.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Match vegano? Veggly levanta R$ 1,5 milhão para aplicativo de namoro

Aplicativo para produtos GREEN: conheça o Reserve 4me

Aplicativos para veganos: 7 que você pode gostar

*Imagem de capa: Divulgação NuRótulo



por Amanda Stucchi em 6 de maio