Já imaginou um aplicativo onde você possa reservar produtos artesanais, naturais, orgânicos, vegetarianos e veganos no comércio local?

Ele já existe! O aplicativo Reserve 4me traz a proposta de uma plataforma única, criada por conta da deficiência do mercado, onde as pessoas podem buscar por mais qualidade de vida, de acordo com suas necessidades e/ou  filosofias.

As founders Danielle Cosme e Francine Krüger se inspiraram nos novos hábitos impostos pela pandemia da Covid-19, especialmente na necessidade de evitar aglomerações e de reduzir a circulação de pessoas nas ruas, para lançar o Reserve 4me. 

Atualmente, o aplicativo opera no Brasil, nas seguintes localidades: Grande Porto Alegre, Região Vale dos Sinos e Rio Grande, e também na Alemanha. No território estrangeiro funciona como um portal de produtos brasileiros, conectando empreendedores e consumidores a produtos tipicamente nacionais, possibilitando assim, uma conexão com à terra mãe. Além disso, uma boa notícia é que a partir do mês de agosto o aplicativo começará ações de expansão conectando empreendedores e consumidores em outros estados do Brasil.

Atualmente são mais de  51 lojas afiliadas no Rio Grande do Sul, com mais de 150 produtos oferecidos, além de 13  empreendedores na Alemanha, e com mais de 2.300 downloads do app feitos pelos consumidores. 

O aplicativo opera com geolocalização para identificar as opções mais próximas dos clientes que podem fazer a busca de produtos por categoria, nome, tipo ou ingrediente do produto.

Aplicativo Reserve 4me
Imagem: Divulgação Reserve 4me via Facebook

Como funciona o aplicativo

Com o Reserve 4me você compra de forma programada produtos e alimentos artesanais, de acordo com seu estilo de vida, dieta alimentar ou desejo. 

Funciona assim: o usuário navega pelo aplicativo, e pode fazer a busca de produto e/ou alimento que deseja digitando o nome ou o ingrediente do mesmo, ele também pode visitar as categorias GREEN disponíveis: artesanal, natural, orgânico, vegetariano e vegano, para achar marcas de produtos desejados. Além disso, na visualização dos dados da loja existem até 5 imagens dos produtos e informações gerais para você se informar. 

Baseado no sistema Take Away (onde o cliente vai até o local para buscar o produto), o aplicativo oferece a você toda a facilidade de programar sua compra, de acordo com sua rotina, economizando tempo e se organizando. Ademais, também é possível solicitar entregas, e outra funcionalidade é conectar você ao empreendedor local, através de um chat exclusivo, rápido e seguro, no aplicativo.

É importante ressaltar que o cliente realiza o pagamento diretamente com o vendedor, evitando o cadastro de dados bancários.  Atualmente o aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play, com nota máxima 5, e na App Store, para os celulares da Apple. 

Imagem logo do aplicativo
Imagem: Divulgação logo Reserve 4me via Facebook

Sobre o Reserve 4me

Francine Krüger teve a ideia do aplicativo em meados de março de 2020. Devido à crise do coronavírus, ela desejava disponibilizar uma plataforma única e segura, no qual os consumidores poderiam retirar suas compras de forma agendada. Isso facilitaria as compras de produtos de pequenos empreendedores artesanais, fortalecendo o comércio local. Logo, a empreendedora chamou Danielle Cosme para ser sócia nesse projeto e às duas desenvolveram o Reserve 4me, com o auxílio de programadores.

A startup Reserve 4me está incubada no Tecnosinos, do Parque Tecnológico São Leopoldo, um ecossistema empreendedor onde ideias, atitudes e aprendizados se conectam para promover a economia do conhecimento. Algo que vale a pena mencionar é que em setembro de 2020, a empresa conquistou o Prêmio de primeiro lugar no Programa Sebrae StartupRS Start e também se tornou finalista do Programa Sebrae Digital RS em dezembro. 

Gostou de conhecer esse aplicativo? Aproveite e leia também:

Aplicativos veganos: 8 para salvar a sua vida 

Veggi, a startup de delivery vegano recebe aporte de R$ 1 milhão



por Amanda Stucchi em 19 de julho