O município de Joinville, localizado no norte do estado de Santa Catarina, terá seu primeiro festival gastronômico vegano. O evento será realizado entre os dias 22 e 31 de outubro!

Esse festival faz parte da 8.ª edição da Semana Lixo Zero Joinville, uma plataforma de organização feita pela sociedade para realizar diversos eventos durante 10 dias, visando disseminar o conceito Lixo Zero. 

“O 1.º Festival Vegano de Joinville vai reunir restaurantes e empreendedores de comida vegana na cidade. O evento quer mostrar que Joinville também consegue oferecer uma gastronomia cheia de sabor e, o melhor, sem ingredientes de origem animal”, afirmou o evento

Serão nove participantes, entre restaurantes e cafés, e haverá a opção de comprar a comida por combos de preço único de R$ 49,90, seja diretamente com os restaurantes ou pelo delivery (se houver disponibilidade). Além disso, os estabelecimentos se comprometeram a reduzir os resíduos gerados pelos combos. 

Quais estabelecimentos participarão do festival gastronômico vegano?

Os estabelecimentos participantes são os seguintes: 

  • Blizz Health Foods
  • Cenourita Food
  • Elisa Cozinha
  • Júpiter Lanches
  • Maria Flora Veg
  • Salvador Vegan Café
  • Taioba Vegan
  • Villarejo Restaurante Vegano
  • Yummy Vegan

A marca Blizz Health Foods, que produz comidas artesanais e veganas, disse em uma comunicação: “Salvem esses dias e não deixem de experimentar e prestigiar a gastronomia vegana de Joinville no seu 1.º Festival. Pensa na honra de participar desse momento junto com tantos parceiros maravilhosos. Que honra!! Arrepia até a alma”, mostrando alegria ao participar do evento.

Conceito Lixo Zero 

Se você ainda não conhece esse conceito, vamos explicar. 

De forma simplificada, essa é uma meta que tem o objetivo de aproveitar ao máximo os resíduos, realizando a separação e o descarte correto. Aqui é considerado os 5 erres, recomendação de estilo de vida ecológico popularizada pela Béa Johnson, autora e ativista ambiental. São eles: 

  • Repensar — aqui é repensado as práticas de consumo e descarte de resíduos 
  • Recusar — recusar o consumismo excessivo e optar, quando possível, pelas empresas ambientalmente corretas 
  • Reduzir — é reduzir o consumismo excessivo e poupar os recursos naturais 
  • Reutilizar — reutilizar objetos e coisas que seriam descartadas (reservar papel rascunho para anotações, por exemplo)
  • Reciclar  — reaproveitar o produto para outro fim, realizando a reciclagem do mesmo

Nós já falamos um pouco mais sobre o assunto na matéria Zero Waste, aqui vale dizer que ainda podem existir mais 2 erres nesse conceito — ele começou com três, virou cinco, e é possível que existam definições com sete — esses são o reparar (consertar produtos quebrados) e o reintegrar (compostagem para restos de alimentos e materiais orgânicos). 

Sobre a Semana Lixo Zero 

Quer saber mais sobre a Semana Lixo Zero? 

O portal Município Joinville contou mais, explicando que o evento acontece na cidade desde o ano de 2014. Também ocorre em mais de 100 municípios brasileiros. 

Se somasse todas as edições, esse evento realizou mais de 600 ações, reunindo mais de 500 voluntários e 700 instituições envolvidas, contando com a participação direta de 30 mil pessoas. Esses números são grandes, não é? A melhor parte é que durante todo esse período, mais de 20 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas e tiveram seus destinos corretos. 

A iniciativa foi criada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, responsável pelo certificado Lixo Zero, mas, a partir desse ano, a Semana nessa cidade é organizada pelo Coletivo Lixo Zero Joinville. 

Além disso, a oitava edição é apresentada pela Whirlpool Corporation, com patrocínio da Belliville Sucatas e Transportes de Resíduos Industriais e da Fliperama Espaço Colaborativo.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

24 alimentos veganos: nutritivos, saborosos e econômicos

6 benefícios cientificamente comprovados de uma dieta vegana 

Veganismo e qualidade de vida no Brasil

*Imagem de capa ilustrativa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 21 de outubro