A Umiami é uma foodtech francesa que levantou US$ 30 milhões em uma rodada da Série A, liderada pela Astanor Ventures, incluindo a participação da BPI France, Redalpine, Newfund, Kima Ventures, French Partners e Verso Capital. O valor auxiliará a dimensionar os processos de produção industrial e apoiar o lançamento do peito de frango plant-based de corte inteiro. 

Na rede social profissional, a empresa comentou: “Isso nos permitirá construir uma fábrica de última geração e nos tornar a primeira empresa do mundo a produzir cortes inteiros à base de plantas em escala — começando com nosso peito de frango”. 

A empresa pesquisou durante dois anos para criar o peito de frango plant-based de corte inteiro. Conforme a Green Queen, visam abrir um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no mês de maio, bem como finalizar a fábrica extra até 2023. 

Martin Habfast, cofundador e chefe de vendas da Umiami, falou à imprensa: “Devemos mudar nossos hábitos alimentares para reduzir nossa pegada ambiental, mas isso nem sempre é fácil. Nosso frango à base de plantas contribui para a transição ecológica, permitindo que os consumidores aumentem a quantidade de proteína vegetal em seus pratos, sem muito esforço e sem demora”. 

O peito de frango plant-based de corte inteiro 

A alternativa da empresa utiliza uma tecnologia pioneira que realiza a texturização das proteínas vegetais. Dessa forma, conseguem dominar a espessura e a direção das fibras, ao mesmo tempo em que se encaixam como produto clean label

Apesar de não explicarem o processo que utilizam, informam que ao se comparar com os produtos de origem animal, os análogos economizam 25% de energia e 50% de água e terra, bem como produzem somente metade das emissões padrões para o desenvolvimento dos alimentos. 

“Mudar de carne animal para alternativas à base de plantas pode oferecer benefícios à saúde com um impacto positivo nas mudanças climáticas e no bem-estar animal”, apontou a marca. 

Conforme o Future Market Insights, o mercado de frango à base de plantas está crescendo, demonstrando um CAGR de 19,1% durante o período de previsão (2020 – 2030). 

Algumas das causas que provocam esse aumento são as preocupações com a saúde e com o bem-estar animal, o que leva os consumidores a optarem por alternativas vegetarianas. 

É informado que o mercado da Europa e do Oriente Médio terão a maior fatia desse setor, já que existe uma grande demanda no Reino Unido, Alemanha e Itália. 

Aqui na América Latina os países que terão destaque são o Brasil, Colômbia e a Argentina. 

Sobre a Umiami 

Quer saber mais sobre a empresa? 

O empreendimento foi fundado por Hugo Dupuis, Martin Habfast e Tristan Maurel em Paris, começando no ano de 2020. 

Um de seus objetivos é produzir 15 mil toneladas de carne até 2025, comercializando para clientes B2B como para a indústria de alimentos e catering.

No começo desse ano, fez uma parceria com a Above Food visando pesquisar e desenvolver cortes inteiros plant-based. Com essa iniciativa, a Umiami se beneficia devido aos ingredientes proteicos da Above Food e também pelos processos de produção em escala. 

Martin Habfast falou em um comunicado na época: “A experiência de classe mundial e a plataforma “semente para o garfo” da Above Food nos permitirão expandir além da soja para outras proteínas vegetais altamente funcionais. Estamos muito ansiosos para trabalharmos com eles, combinando seus conhecimentos de funcionalidade de proteínas e nosso processo de texturização proprietária, ao mesmo tempo em que expandimos nossa rede norte-americana”.

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*Imagem de capa: Divulgação Umiami

Por Amanda Stucchi em 7 de abril
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